Chanel na China: Desfile de Métiers d’art 2025

4 de dezembro de 2024

#Desfiles

By: Redação

Na última terça-feira (03.12), a maison Chanel desfilou sua coleção Métiers d’art 2025 em Hangzhou, na China e referenciou diversos elementos da cultura asiática com suas criações. A principal inspiração para o desenvolvimento de Mértiers d’art foi um painel de laca coromandel que Coco Chanel tinha em seu apartamento em Paris, que com sua técnica chinesa de laqueamento conquistou o coração da estilista (e agora das fashionistas que puderam vê-la transformada nas passarelas).

Apaixonada pela arte chinesa desde seus 18 anos, Coco Chanel tinha diversas decorações chinoiseries em seu apartamento. Alguns foram comprados pela artista e outros dados como presente e assim, ao longo de sua vida, Coco Chanel colecionou cerca de 20 painéis que eram relíquias datadas do século XVII ao XIX.

Quanto às roupas do desfile, foram inteiramente inspiradas na obra do Lago do Oeste, criada durante a Dinastia Ming, que coloca em evidência seus templos, pagodas, jardins e atividades cotidianas da época. Sendo assim, além das modelos estarem desfilando sob uma estrutura de madeira parcialmente submersa em água, o brilho da madrepérola e o pó de ouro se transformaram em bordados geométricos nas peças da coleção do ateliê Lesage.

A famosa jaqueta Chanel também está representada e ressalta o colarinho mandarim, as blusas e vestidos têm mangas construídas no estilo pagoda e casacos longos são decorados com bordados de trança feitos pelo ateliê Montex.

A linha Métiers d’art foi lançada em 2002 para destacar e enaltecer o trabalho manual dos ateliês adquiridos e administrados pela marca. Eles são especializados em técnicas como bordado, ourivesaria, plissado, sapataria, chapelaria, entre outras.

Para este ano de 2025, além de ressaltar o trabalho manual da marca, Chanel também remonta às suas raízes, com referências à Coco Chanel e paixões antigas pelo artesanato chinês.

SIGA-NOS EM NOSSAS MÍDIAS SOCIAIS

TAGS:

chanel

Compartilhar:

Bem vindo a revista Z Magazine!