Publicidade

Com o verão e as altas temperaturas, os banhos de mar ou piscina se tornam cada vez mais frequentes. Até porque, com o calor, é impossível recusar um convite para se refrescar. Porém, esses momentos de lazer podem prejudicar a saúde de seus fios.

Água do mar, cloro, areia, excesso de exposição ao sol e entre outros fatores podem danificar seu cabelo e por isso a dermatologista, Carla Nogueira, dá algumas dicas para cuidar dos fios pós férias na praia.

A primeira dica seria criar um cronograma capilar, criando o hábito do uso de máscaras de hidratação e nutrição semanalmente. Isso ajudará os fios a se reconstruírem e voltarem a ter brilho e saúde. “Essa parte é personalizada, depende dos cuidados que o seu fio precisa. Cada caso é um caso, mas você pode conversar com um especialista e montar o que melhor encaixa com o seu tipo de cabelo e o que ele necessita”, comenta a demartologista.

A segunda e última dica é usar óleos ao seu favor. Com a frequência de lavagens por conta do excesso de suor que o coro cabeludo produz no calor, isso abre as cutículas dos fios, aumentando o frizz e os deixando mais armados. Apesar do cronograma e da hidratação serem essenciais, ela sozinha não consegue nutrir os fios de maneira completa. Por isso, uso de óleos são boas opções e também devem se encaixar na sua rotina. “Os mais populares são os de macadâmia e de argan. Eles potencializam a lubrificação dos fios, deixando-os mais maleáveis, brilhantes e sedosos. Se tiver cabelo oleoso, aplique o produto em pouca quantidade, apenas nas pontas. Se ele estiver mais ressecado, aposte em óleo vegetal de coco ou azeite de oliva”, indica Carla.

A dermatologista ainda sugere como cuidar dos cabelos enquanto estiver na praia para que os danos sejam menores quando voltar das férias. Prepare o cabelo antes e depois dos mergulhos, seja praia ou piscina. “Essa vai ser a principal função para proteger os fios”, explica a médica. “Cremes de pentear com proteção solar são uma boa pedida para essa missão e devem ser reaplicados durante todo o dia, após cada mergulho. O produto vai servir como um escudo, preservando os fios das agressões do sol e do contato com o sal ou cloro”, complementa. “Ao chegar em casa, capriche na hidratação com máscaras potentes que ajudam a repor os nutrientes perdidos por conta do calor e das agressões”,  completa.

E por fim para cada mergulho, uma ducha. Depois de cada mergulho na piscina ou no mar, enxágue as madeixas com água doce. “Assim, você evita o acúmulo de substâncias prejudiciais. Quanto menos contato com elas, menor será o dano” finaliza a dermatologista.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here