Desde a segunda-feira, dia 5 de agosto, Copenhagen sediou o maior evento de moda sustentável do mundo: a Copenhagen Fashion Week. Dentre os inúmeros debates sobre o meio ambiente e os impactos gerados pela moda, as marcas conhecidas por sua responsabilidade ambiental exibiram suas coleções com looks construídos de forma consciente e composições fashionistas, que mostram que a moda pode ser mais sustentável.
Dentre as mais de 35 atrações, como desfiles e talks sobre pautas relevantes da moda, a Copenhagen Fashion Week chamou a atenção pela adaptação de tendências populares, bem como a aposta em novas trends, com materiais orgânicos como o couro sintético e o jeans ecológico, por exemplo. Marcas como Pandora e Simple Organic também estiveram por trás dos desfiles e complementaram os looks sedimentando a sua história com a sustentabilidade.
A Z Magazine separou algumas das principais tendências da Coepnhagen Fashion Week que devem fazer sucesso nas próximas temporadas e te conta algumas curiosidades sobre cada uma delas. Vem com a Z!
Anos 70 – Gestuz
Inspirada pelo cenário do rock dos anos 70, sobretudo da produção artística e estilo da banda The Rolling Stones, Gestuz apresentou uma nova visão dos clássicos itens do guarda-roupa vintage. Com o uso de abundante de jeans e estampas animal print, a marca mostrou que mesmo os materiais mais antigos da moda podem ser reinventados sob um viés de sustentabilidade. Misturando um pouco do maximalismo com oversized, Gestuz apostou em looks despojados nesta Copenhagen Fashion Week, com uma abordagem mais fresh, para se adaptar às temperaturas de Primavera e Verão.
Moda emo – Fine Chaos
Uma das estéticas mais populares dos anos 2000 foi o estilo emo. Originário da cultura punk dos anos 80 e 90, os emos eram conhecidos por usar roupas pretas, com recortes e silhuetas ousados e com a beleza alternativa. Fine Chaos trouxe para as passarelas uma visão mais comedida deste estilo, com uma abordagem do apocalipse, representando a destruição da natureza em diversas etapas, através de rasgos, recortes e silhuetas. Uma narrativa que concatena com o tema da Copenhagen Fashion Week e mostra a importância da preocupação com este segmento.
Floral – Marimekko
Uma estampa bastante popular em períodos de Primavera e Verão são os padrões florais. Marimekko se baseou neste clássico da moda para a construção de sua coleção na Copenhagen Fashion Week, com uma visão mais jovial, utilizando de cores mais vibrantes e silhuetas fluidas.
Balonê – Rotate
Amada por uns e odiada por outros, as saias balonê são uma opção ousada para looks desde os mais dramáticos até os românticos. Rotate apostou na saia balonê na maioria de seus visuais da Copenhagen Fashion Week, em composições com vestidos, bodies e até mesmo o tradicional look de saia e camisa. A principal ideia da marca era trazer a diversão para o seu desfile e a ideia de um escapismo da realidade, que pode ser feito através da moda.
A Copenhagen Fashion Week se encerra hoje e os amantes da moda estão ansiosos para ver a repercussão de suas principais tendências nos próximos desfiles, sobretudo ao aliar peça clássicas da moda a uma visão de responsabilidade ambiental.