Cores que devem bombar em 2024, segundo a START by WGSN

Quais cores devem estar em alta em 2024, segundo a WGSN, e como usá-las?

0
153

Na última terça-feira (27/02), aconteceu a terceira edição do evento Mostra Moda Campinas que reuniu profissionais da área, lojistas e especialistas para palestrarem sobre as inovações do momento desse segmento e contou com apoio oficial da Z Magazine.

Dentre as apresentações do evento, a START by WGSN compartilhou um documento com as principais tendências para o ano de 2024 e as previsões de peças e cores que devem estar em alta no Outono/Inverno. A Z Magazine fez uma curadoria dos desfiles atuais e de algumas dessas tonalidades que devem fazer sucesso, com inspirações de como usá-las. Let’s check!

 

Tons Neutros 

Os tons neutros protagonizaram as passarelas nas últimas Semanas de Moda, sendo aposta de diversas marcas, queoptaram pelos terrosos e nudes para compor a paleta de cores das coleções. Um exemplo  foi a Dior, que apresentou sua coleção de Outono/Inverno na última semana com um desfile totalmente inspirado nessas tonalidades que variava apenas com a presença de peças em P&B.

Foto: Divulgação.

Dica de combinação da Z: Esses tons são versáteis para combinar com o preto e o branco, mas, se você quiser inovar, as cores vibrantes harmonizam Então, a ideia é se jogar em uma peça de destaque!

 

Tons escuros

  • Verde

Outra cor que vem ganhando destaque é o verde, em suas diversas tonalidades e variações. Porém, o tom mais escuro da cor pretende dominar o pódio em 2024, seja em looks monocromáticos ou como detalhes em composições. A marca brasileira Patbo apresentou na última New York Fashion Week vestidos com essa tonalidade e trouxe uma nova abordagem à cor com aplicações de cristais em um vestido sofisticado.

Créditos de imagem: divulgação PatBo.

Dica de combinação da Z: O verde escuro fica muito bem com o preto caso a sua intenção seja construir um look mais formal. Mas, se a ideia for experimentar mais cores, tons de roxo e laranja podem criar combinações criativas, seguindo a regra de triangulação do círculo cromático.

  • Roxo

O roxo é uma cor impactante que de forma cíclica volta para as passarelas para marcar sua presença. Associada historicamente com a realeza e a nobreza, a cor é muito versátil por ser a mistura de duas cores primárias completamente opostas: o vermelho e o azul (sendo a primeira quente e a segunda fria). A marca Eckhaus Latta fez questão de chamar a atenção para o roxo em alguns de seus looks para a New York Fashion Week como um complemento, e não protagonista das composições, porém, looks monocromáticos roxo ainda podem aparecer!

Créditos de imagem: Vogue Runway.

Dica de combinação da Z: Um ótimo exemplo é a composição mostrada na foto que mistura o roxo com uma cor de vermelho fechado. Uma ótima ideia para arriscar nos looks sem o risco de perder a mão é se manter na paleta escura, variando entre tons de verde ou vermelho, seguindo a regra de cores meio-complementares do círculo cromático. Aliás, esse tom combina muito bem com o verde citado anteriormente.

 

Tons vibrantes 

  • Primrose

Mesmo com a explosão de neutros que temos observado nas últimas passarelas, as cores vibrantes ainda prometem para 2024, sobretudo os tons de amarelo com um toque mais frio. Novamente citamos a marca Eckhaus Latta que em seu desfile apresentou diversas propostas de combinação com tons mais vibrantes e saiu do convencional.

Créditos de imagem: Vogue Runway.

Dica de combinação da Z: Caso você não queira repetir a composição apresentada pelo desfile com o uso do nude, você pode apostar em tons frios como o roxo e o rosa para combinações super diferentes e harmônicas.

  • Rosa

O rosa está em alta desde o ano passado com o lançamento do filme “Barbie”, mas, tudo indica que o impacto causado por essa cor no mundo da moda não vai sair das passarelas tão cedo. Agora o rosa vem menos com a proposta de um “pink” e passa a ser um tom mais maduro e escuro. A marca Giambattista Valli marcou as passarelas da Semana de Alta Costura trazendo o rosa como protagonista em vestidos de noiva e mostra que os limites para essa cor não existem.

Desfile GIAMBATTISTA VALLI. Créditos de imagem: Launchmetrics Spotlight.

Dica de combinação da Z: O rosa é aquela típica cor que cai muito bem como destaque em alguns looks. Por isso, a combinação com tons neutros ou o clássico off-white é um ótimo caminho. Porém, nada impede você de se jogar no vibrante e combinar o rosa com o amarelo ou um vermelho.

 

Apricot Crush 

Registrada como “Peach Fuzz” pela Pantone, a cor do ano não podia ficar de fora dessa lista que, com seu frescor e conforto, conquistou as passarelas e o público que, desde o anúncio da cor, tem usado peças dessa tonalidade com frequência. Como exemplos, trouxemos duas propostas diferentes: o desfile de Chanel para a Semana de Alta-Costura 2024 e o de Ulla Johnson na New York Fashion Week. Enquanto um usa do pêssego como protagonista, o outro mostra a versatilidade dessa cor para composições.

Dica de combinação da Z: A maior probabilidade de vermos essa cor durante esse ano é em looks monocromáticos, devido ao seu grande destaque como eleita de 2024. Porém, combinações com ela são totalmente possíveis, sobretudo com tons vibrantes como o roxo ou o azul, que trazem um contraste interessante para os looks. Mas, a regra aqui e válida para todos os outros exemplos é de que não há regras, o mais importante é que cada pessoa se sinta à vontade dentro do seu estilo e use das cores para representá-lo!