Feira na Rosenbaum, plataforma criativa que reúne artistas, designers e artesãos independentes com criações autorais e identidade brasileira, abre as portas de sua primeira loja física, este mês, na rua Mateus Grou, Pinheiros, em São Paulo. Localizado na nova rota criativa da cidade, o espaço também irá comemorar os 10 anos de história da Feira, criada e sob curadoria de Cristiane Rosenbaum, um dos principais nomes da curadoria de design e artistas Brasil afora.

Dividida em três ambientes, a loja traz logo na entrada do espaço um café que além de servir os sabores da comida brasileira, como bolos de laranja e fubá, também, terão um Empório com diversos produtos para compra, como queijos da serra da canastra, cafés de diferentes regiões do país, pão de queijo da marca Pão Di Queijo da Mineira, entre outras delícias de pequenos produtores nacionais.

OIAMO (Divulgação)

Logo após este espaço, a loja apresentará uma parte dedicada ao corpo, com marcas diversas, desde cosméticos artesanais a roupas e acessórios da moda sustentável brasileira. Na sequência, uma área dedicada à casa com criações diversas, como as cerâmicas do artista popular pernambucano Mano de Baé, os panos para uso em banheiros e lavabos do Estúdio Avelós, de Zizi Carderari, a coleção exclusiva de itens de mobiliário da Alva Design, clássicos do design autoral como Greghi Design, Paola Muller, Toko Design Utilitário dentre outras opções escolhidas a dedo.

A parte superior da loja será um espaço cultural aberto para exposições e outras experiências. Para inaugurá-lo, a primeira intervenção acontece no período de um mês com o trabalho em marcenaria dos criativos Guilherme Sass, da Casa da Árvore e Lucas Neves. Uma ambientação surpreendente com folhagens e plantas vivas está sendo criada para o evento de abertura.

OLEA (Divulgação)

Entre outros destaques estão as manualidades de diversos artesãos de Alagoas, resultado de uma criteriosa curadoria de Cris Rosenbaum e do artista e pesquisador Rodrígo Ambrósio, em viagem ao estado no final de 2021. A viagem aconteceu por meio de uma parceria com o Programa Alagoas Feita à Mão, iniciativa da Secretaria de Turismo de Alagoas. Um passo que busca valorizar o artesanato alagoano e apresentar para o mercado bolsas, luminárias, cestos e outros acessórios desenvolvidos por artesãos da região.

Com um espaço de 135 metros quadrados, a loja possui o projeto arquitetônico assinado pela Rosenbaum Arquitetura e Design, escritório com direção de Marcelo Rosenbaum e Adriana Banguela. Dupla criativa que sempre caminhou junto aos projetos realizados ao longo da trajetória da Feira na Rosenbaum. O espaço conta ainda com a coordenação de obra da arquiteta Rebeca Trindade, visual merchandising de Marcia Prado e identidade visual de Fabiana Zanin.

Cris Rosenbaum, idealizadora da feira (Divulgação)

“Um projeto e lançamento que celebra, além dos 10 anos da feira, uma nova geração de artistas, designers e artesãos que traçam novas coordenadas estéticas e que olham para a brasilidade, para nossa identidade e para nossa história. Após dois anos desafiadores de pandemia, a coragem e a força para encampar a primeira loja física da Feira se dá para apresentar quem esteve com a gente por este tempo. Estamos muito felizes em concretizar esse novo passo da Feira na Rosenbaum”, conta Cris.