Fundada em 1984 por Selma Rocha e os filhos Ana Maria Campos e Luis Fernando Campanella em São Paulo, a grife logo tornou-se conhecida por confeccionar sapatos com excelência e bom gosto. Quarenta anos depois, com lojas em três shoppings de São Paulo, Campinas, Curitiba e outros 40 pontos de venda em diversas multimarcas nacionais e internacionais, Ferri mantém o seu padrão de qualidade e a sofisticação em seus produtos, que fazem da marca a mais tradicional do mercado de luxo paulistano.
Os consumidores da marca concentram-se no público A, homens e mulheres de 30 a 80 anos. As clientes principais são mulheres, fiéis às marcas, profissionais liberais como advogadas, juízas, médicas, empreendedoras e professoras. Há também uma parcela grande de clientes que consomem a marca desde a sua criação, principalmente mulheres mais velhas (70 a 80 anos), que criaram um relacionamento de proximidade com o Luis Fernando Campanella (atual designer da marca) e Gleison Fioravante (publicitário, responsável pelas operações comerciais e de marketing).
A produção dos itens da marca envolve processos manuais e industriais. O couro é cortado na navalha e depois costurado à mão, e os bordados são mesclados à mão ou na máquina. Valores como absorção de impacto, flexibilidade dos materiais e substituição pós uso são necessidades que devem ser atendidas pelos processos e materiais envolvidos na fabricação. A linha de tênis utiliza solados em borracha (natural) na maior parte dos compostos, e tecnologias de ponta, como E.V.A expandido, também aparecem, oferecendo leveza e resistência a impactos. Os tecidos com elastano trazem conforto, resistência e originalidade ao processo. A FERRI foi pioneira na utilização deste produto no mercado de sapatos.
FERRI na São Paulo Fashion Week N58
A convite de Paulo Borges, idealizador e diretor criativo da São Paulo Fashion Week (SPFW), a FERRI São Paulo se uniu ao estilista Alexandre Herchcovitch para o desfile de abertura da semana de moda paulistana, no dia 14 de outubro, no Complexo Cultural Júlio Prestes. Luis Fernando Campanella, designer da marca, desenvolveu seis modelos de sapato para a coleção de Herchcovitch. A parceria marcou os 40 anos da FERRI São Paulo, além do retorno do estilista à SPFW.
Os modelos desenvolvidos por Campanella – entre eles, scarpins, oxfords baixos e tratorados, e sapatilhas – trouxeram tecidos e aviamentos exclusivos, com a presença de brilho, perolados e couros curtidos em vegetal. A cartela de cores escolhida trouxe materiais naturais nos tons avermelhados, preto e off-white.
“O desafio, aceito e cumprido, foi traduzir o luxo e a elegância da FERRI em diferentes versões. Nosso processo de produção artesanal e manual foi explorado ao máximo. Nossa essência está em todos os trançados, pinturas e costuras dos modelos desenvolvidos para o desfile”, ressalta Luis Fernando Campanella.