Publicidade

por Leonardo Fernandes* 

WhatsApp Image 2020 10 16 at 12.37.34

O designer de moda Giambattista Valli participou de uma entrevista que inaugurou a edição 2020 do evento Iguatemi Talks Fashion. Na ocasião, o estilista conversou com a jornalista Maria Prata por meio de uma videoconferência, onde falou um pouco sobre sua coleção Primavera/Verão 2021 e sobre os desafios de se trabalhar com alta-costura durante a pandemia.

Por conta do isolamento social que tomou conta do planeta em 2020, Giambattista precisou se adaptar às novas normas de distanciam

ento em seu trabalho — principalmente na apresentação da coleção inédita, que antes integrava os desfiles presenciais. Com isso, o designer fez a divulgação das peças por meio de um desfile virtual nas redes sociais, com vídeos de modelos vestindo as confecções (que foram transmitidos antes da entrevista). “Acho que quis ir além da normalidade. É muito inspirador encontrar novas formas de transmitir uma mensagem, e foi algo bem-sucedido”, contou Valli.

O profissional encontrou um novo jeito de trabalhar, que é completamente diferente de antes: “Ninguém está viajando para discutir os projetos presencialmente, mas acho que ainda teremos momentos mais felizes. Muita coisa está mudando”.

Dentro desta reinvenção na exposição e venda das roupas, o estilista e sua equipe também disponibilizaram as peças haute couture na web, para que os clientes tivessem acesso. O meio online foi importante para que Giambattista divulgasse o projeto de 2021; principalmente no seu Instagram, com postagens de fotos da coleção. Além disso, Valli continua com sua parceria com a MAC Cosmetics, que colaborou para a maquiagem das modelos nas produções audiovisuais. “As próprias redes sociais tornaram as pessoas mais visuais, e jovens estilistas estão se projetando nisso”.

Visto no mundo da moda como um “príncipe da alta-costura europeia”, Giambattista não deixou a personalidade workaholic de lado durante a pandemia. “Quanto mais você faz, menos parece que você faz”, brincou Valli, quando perguntado sobre trabalhar bastante diariamente. Como designer independente no universo da moda, o estilista precisa se manter empenhado nas produções e “ser fiel à própria mente”. O profissional também destacou suas inspirações para a criação das confecções, como as chamadas “valley girls”: mulheres que são personalidades influentes no mundo das celebridades (a família Kardashian, por exemplo). “É uma via de mão dupla, em que elas se inspiram em mim, e eu me inspiro nelas”.

live iguatemi giambattista valli
live iguatemi giambattista valli

A jornalista Maria Prata também perguntou a Giambattista a respeito da representatividade de minorias em seu trabalho atual, e Valli respondeu que sempre preza por produtos que possam ser de acesso a todos os tipos de pessoas. “É importante encorajar as pessoas com as roupas, e ter uma mensagem para transmitir. Não é só uma questão de preço, mas uma questão de inspiração também. Seu defeito pode ser seu ponto mais forte, então seja você mesmo. Seja sua própria musa”.

O Iguatemi Talks Fashion 2020 acontece também nos dias 21 e 22 de outubro, no site www.iguatemitalks.com.br

* Leonardo Fernandes tem 21 anos, estuda Jornalismo na PUC-Campinas, e já foi colaborador e redator do Portal Tracklist, parceiro da MTV Brasil. É interessado no universo das redes sociais, e em como o mundo pop é capaz de influenciar a sociedade. Contribuiu com o site da Z Magazine na cobertura do Iguatemi Talks Fashion. 

Publicidade