Dentre as inúmeras trends previstas para 2025 e que já estão cotadas para o verão está o lenço. Uma peça muito versátil e amada por fashionistas, por possibilitar diversas composições, sendo usado como acessório e até mesmo como blusa com amarrações. Pouco a pouco pessoas tem ficado mais criativas na hora de compor seus looks, colocando os lenços em diferentes posições, como é o caso do lenço usado como cinto, que promete ser a principal aposta para 2025.
Mas, afinal, de onde surgiu esse item que já está se tornando um clássico no guarda-roupa? Vem com a Z para entender um pouco da história do lenço e as formas de usar mais populares.
De onde veio
O primeiro uso dos lenços é datado em 350 a.C no Egito, usado pela rainha egípcia Nefertiti como ornamento. Desde os primórdios, os lenços eram usados como uma forma de identificação, como em 230 a.C por guerreiros do Imperador Chinês Cheng para sinalizar suas posições em guerrilhas. Já no Antigo Império Romano, os lenços eram feitos de linho para secar o suor ou fluidos. Porém, aos poucos, o item, além de sinalizar e ser usado por uma função prática, passou a ser símbolo de ainda mais status e moda.
A primeira pessoa a atribuir um significado fashionista aos lenços na história foi Beethoven, que em 1810 passou a utilizar o acessório em seda com seus ternos, como forma de expressar status. Esse costume passou a ser comum entre homens na época que rapidamente se popularizou.
Mas, foi apenas com a Rainha Vitória, um dos maiores símbolos da história da moda, ascendendo ao trono que o lenço atingiu o patamar pelo qual o conhecemos hoje. Usado pela Rainha como símbolo de nobreza, outros membros da burguesia também se influenciaram pelo gosto de Vitória e passaram a usar o lenço em suas composições. A partir daí, as mulheres passaram a usar os lenços de forma mais diferenciada e versátil, inventando diferentes estamparias, costuras e formas de usar o acessório.
As diferentes formas de usá-lo
Além do clássico lenço na cabeça ou no pescoço, esse acessório também pode ser usado como adorno em bolsas ou até mesmo blusas. Mas, o grande diferencial dos lenços é que podem ser usados literalmente de qualquer forma em qualquer estamparia. Sendo assim, fashionistas tem popularizado para 2025 o uso do lenço como cinto. Confira algumas formas que devem fazer sucesso nas próximas temporadas para você garantir seu look fashionista: