Luxo e flores: repaginação da forma de presentear

Revolucionando um mercado tradicional como o de flores, a ex-executiva Márcia Raposo criou a VINGT para oferecer experiência diferenciada

0
85

Não é uma floricultura. Não são só flores. A proposta é mexer com as emoções, fornecer uma experiência inigualável e inédita: assim é a VINGT Creative Flowers, a startup de luxo que revolucionou, modernizou e levou a um patamar de alto padrão um dos segmentos mais tradicionais do mercado, o de flores.

Criada por Márcia Raposo, ex-executiva de um banco privado, a marca criada durante a pandemia, em setembro do ano passado, traz arranjos florais, que são verdadeiras joias, curados pela flower designer Eli Frate, em caixas altamente luxuosas esculpidas como obras de arte, inspiradas em tendências da moda, do design, da arquitetura, de decoração e de automóveis de luxo.

 

Acompanhe a entrevista exclusiva para a Z Magazine:

 

1 – COMO SURGIU A MARCA?

R: Após 23 anos de carreira no Mercado Financeiro como Executiva em grande Banco Privado, eu decidi em 2020 partir para uma transição de carreira com novos propósitos profissionais, e daí surgiu a ambição por empreender em algo que fosse inovador em um mercado de potencial, mas que tem atuações mais tradicionais, e resolvi aplicar toda o meu conhecimento nessas áreas de inovação e experiência do cliente.

Meu propósito foi trazer uma marca e conceito forte para nos diferenciar, ou seja, não chegamos para ser mais uma no mercado!

A estratégia foi elaborada com todo o planejamento estratégico para a criação de um branding conceitual, disruptivo e de alto impacto na experiência do produto e do serviço.

 

2 – QUAL A ORIGEM DO NOME?

R: O projeto teve a atuação de uma Consultoria de Branding para a criação da Marca, e estudamos varias possibilidades dentro de toda metodologia aplicada nesse processo alinhada com as minhas expectativas e principalmente com o Mercado de Luxo, e dentre vários nomes e formatos de design, escolhemos VINGT, por significar “20” “vinte” escrito em francês é pronunciado “VAN” também em francês, e isso representou naquele momento o ano marco de lançamento da marca, um ano marcante pelos fatores externos da pandemia globalmente, um ano de relevância na minha transição de carreira, de novos ciclos, da renovação, ou seja um marco para o “novo”! Então nasceu VINGT em 2020! Uma marca com posicionamento único e forte!

 

3 – COMO SURGIU A IDEIA DE PRESENTEAR CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM FLORES? ESSE PUBLICO TEM SE INTERESSADO PELO LUXO?

R: Uma coleção feita para as novas gerações! Criamos uma coleção para que as crianças e os adolescentes tenham uma VINGT para chamar de sua. Nossa inspiração é levar emoção. É criar conexão. Proporcionar experiências que sejam inesquecíveis e mais humanizadas na vida da nova geração. Por que então, não estar e ser presente na vida das crianças e adolescentes? VINGT, não tem idade! Entendemos que esse publico já crescem conectados ao mundo digital e vão se relacionando com as pessoas cada vez mais neste universo, e a nossa ideia foi levar uma consciência de que nova geração pode estreitar mais as conexões e relações humanas através das flores, porem vivendo melhores experiências de um presente em flores naqueles momentos mais especiais da sua vida, ou quando em qualquer momento quiser levar sentimento as pessoas. E assim chegou a VINGT Children, uma coleção leve, alegre e exclusiva!

 

 

4 – QUAL O DESAFIO DE SE TRABALHAR COM O LUXO E O MAIOR PRE-REQUISITO PARA ISSO?

R: VINGT chegou com o conceito “Not your regular flower” , ou seja, chegamos para ser fora de tudo que é normal no segmento de flores e implantarmos um conceito mais direcionado para a experiência de um presente em flores, Isso torna o produto mais desejável e alinhado com o olhar do nosso público alvo que buscamos encantar para fidelizar. O Luxo é um mercado exigente e que adora a exclusividade, seja do produto ou do serviço oferecido pela marca!

Consideramos que a nossa marca e produto já tem uma excelente aceitação do nosso público alvo, uma vez que temos dois clientes sendo conquistados, o comprador que vive a experiência do nosso serviço e jornada de vendas e que ficam encantados com o Concierge VINGT, além do presenteado que vive a experiência de um maravilhoso presente VINGT. O mais incrível é que ambos se tornam nosso cliente recorrentes, é isso é a maior evidência de aceitação e identificação com a VINGT! Ficamos felizes!

 

5 – COMO SAO FEITAS AS COMBINAÇÕES DE FLORES?

R: Como a marca foi criada com estudos técnicos de personas e o potencial cliente, desenvolvemos um produto muito bem pensando para encantar e surpreender na forma de ganhar flores!

O meu olhar e criatividade para s nossas coleções possuem sempre um MOOD Inspiracional conectado com todas as tendências da Moda, Arquitetura, design e até automotivo de luxo, ou seja, sempre teremos novidades acompanhando esses universos, com edições limitadas para tornar nossos produtos ainda mais exclusivos.

Ja os nossos arranjos passam pela Curadoria e Assinatura da Flower Designer Eli Frate, que trás todo o seu olhar e bom gosto para cores e texturas das flores transformando os nossos arranjos com design diferenciado e exclusivo, digamos que uma verdadeira Joia em flores.

Após isso,  juntas fazemos um Collection Day para fechamos todas as combinações e charme das flores com as caixas, surgindo assim nossas novas coleções.