Anúncio

Mútua abre edital para residência artística voltada à formação e fomento de mulheres nas artes visuais

19 de junho de 2025

#Cultura de Moda

By: Redação

A partir do dia 16 de junho, estão abertas as inscrições para a nova edição da Residência Artística do Mútua, projeto que propõe um espaço de criação, pesquisa e formação voltado para mulheres artistas visuais. Com foco na troca, na escuta e no fortalecimento coletivo, a residência será realizada entre setembro e outubro de 2025 e irá selecionar três artistas por meio de edital com inscrição gratuita. As interessadas podem se inscrever até o dia 13 de julho.

Idealizado pela artista visual e gestora cultural Lina Mintz, o Mútua está em sua terceira edição e se consolida como um laboratório sensível e político que visa reduzir desigualdades de gênero no campo das artes visuais. A residência deste ano contará também com a participação das artistas convidadas Catarina Maruaia e Renata Delgado e terá orientação da artista e educadora Fabíola Martins.

Ao longo de dois meses, as artistas selecionadas participarão de encontros semanais, formações abertas ao público e atividades de imersão, com suporte para desenvolvimento técnico e poético de seus trabalhos, além de auxílio financeiro para viabilizar a dedicação ao projeto. Ao fim do processo, será realizado um ateliê aberto e lançada uma publicação digital que documenta as pesquisas e processos das participantes.

Além da residência, a programação do Mútua inclui duas aulas abertas conduzidas por artistas e pesquisadoras convidadas: A escrita sobre os processos artísticos, com Maria Vaz (1/10), e Processo de criação em residências, com Yanaki Herrera (17/9). Ambas acontecerão em Belo Horizonte, com entrada gratuita.

Criado em 2021, o Mútua tem como objetivo ampliar o acesso de mulheres – especialmente mães e artistas em vulnerabilidade financeira – a processos formativos e criativos contínuos. Com edições anteriores viabilizadas por leis de incentivo à cultura, o projeto se firma como uma ação de fortalecimento do protagonismo feminino no campo das artes.

Este projeto é realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

Cronograma• Lançamento do edital: 16/06
• Inscrições: 16/06 a 13/07
• Divulgação das selecionadas: 05/08
• Residência: 01/09 a 01/11
• Ateliê aberto: 01/11
• Publicação digital: 24/11

Anúncio

SIGA-NOS EM NOSSAS MÍDIAS SOCIAIS

TAGS:

arte

Compartilhar:

Bem vindo a revista Z Magazine!