Publicidade

Tons neutros costumam ser queridinhos pela maioria das pessoas. Afinal, o neutro não tem como errar, combina com tudo. Mais o que são cores neutras e quais são elas? A resposta em massa será: cores que combinam com tudo, por exemplo: branco, preto, azul marinho, cinza, bege e marrom. Concordam?

E se falasse que algumas cores citadas à cima não são neutros? E que hoje a gama de neutros cresceu? Vocês acreditariam?

Primeiro vamos abordar um tema polêmico, o branco e preto não são considerados cores neutras. Para muitos, o preto nem é considerado cor. Para entendermos melhor, a cor tem origem na Luz, sem ela não há cor. A soma de todas as cores do arco íris é branca. Já o preto é escuridão, logo é a ausência de luz. Uma das principais características do movimento impressionista, foi o estudo das cores diante da luz e grande parte de seus pintores não utilizavam o preto sem suas pinturas. A teoria é uma coisa e na prática é outra, pois sim existe esse pigmento, logo o preto é uma cor que não tem cor!

Como disse, esse assunto é polêmico e extenso…

O preto e branco é o maior alto contraste que existe e por isso,  combinam muito bem entre si, porém são difíceis de combinar com as outras cores. Elas são consideradas cores acromáticas, ou seja, sem cor ou incapaz de distinguir cor, são elas: branco, preto e tons de cinza.

Retomando a primeira pergunta do texto, cores neutras realmente são aquelas que combinam entre si e com as demais cores. Essas cores tem o pigmento cinza em sua composição. Imaginem que as cores são formadas por misturas de pigmentos. Logo, o cinza cria uma harmonia entre elas.

Essas cores são conhecidas por sua opacidade, como por exemplo o verde militar, o ocre entre outras. Então as essas cores são consideradas neutras? Sim, são conhecidas como neutros coloridos!

Nós podemos encontrar várias cores, como o tom de berinjela, ocre, verde militar, terracota. Na tabela a seguir estão alguns dos neutros coloridos, juntamente com as cores acromáticas, preto, branco e cinza.

Lembrando que cada pessoa tem seus próprios tons neutros, tanto das cartelas de coloração pessoal, como também de estilo e de peças que tem no guarda-roupa. Para essa última situação, a sugestão é ter um olhar atento e perceber quais são as cores mais presentes no guarda-roupa, essas serão suas cores neutras.

Para quem gosta de cores neutras, uma boa notícia, elas estão em alta. Estamos vivendo um período muito turbulento e questionador. Na moda, estão sendo discutidos questões sobre a sustentabilidade e o minimalismo e as pessoas estão buscando por uma vida mais simples e com menos coisas e roupas. Logo as peças de cores neutras são atemporais e combinam com tudo. Não é coincidência que os últimos desfiles nacionais e internacionais  e coleções foram marcadas pela presença dessas cores.

Quer dar um toque a mais no look neutro, segue 5 dicas que podem lhe ajudar:

– Use um mix de tons neutros, por exemplo: azul marinho, cinza e bege;

– Use texturas diferentes, por exemplo: uma saia de couro com um tricot;

– Use acessórios coloridos;

– Procure por modelagens diferenciadas;

– Use um ponto de brilho.

Publicidade