Com: Dra. Marcia Cordêiro (@dra.marciacordeiro).
Você já ouviu falar em Harmonização Orofacial? Esse procedimento caiu no gosto das brasileiras e brasileiros, especialmente, depois do resultado de famosos que se submeteram a ele.
Sua popularização também abre o leque de profissionais que oferecem o serviço e, neste cenário, compreender suas características é essencial para que as expectativas sejam atendidas com segurança e responsabilidade.
Os profissionais de odontologia tem se destacado no segmento, especialmente por serem profissionais especializados em face. Por possuir conhecimento diferenciado e mapeamento completo da área do rosto, muitos pacientes têm procurado esses profissionais para realizarem procedimentos estéticos como o HOF.
A Z Magazine entrevistou, então, a especialista em Harmonização Orofacial, Márcia Cordêiro, que é Membro Efetiva do NECEF (Núcleo de Estudos de Cirurgias Estéticas da Face) e atuante há mais de 10 anos em clínicas renomadas na Barra da Tijuca e no bairro da Tijuca, Rio de Janeiro, para esclarecer as principais dúvidas dos pacientes. Para a especialista, é gratificante trazer de volta a autoconfiança de suas pacientes, que têm sua beleza natural evidenciada. Acompanhe!
O que é a Harmonização Orofacial?
“A Harmonização Orofacial, também chamada carinhosamente de HOF, é uma série de procedimentos que podem ser realizados para valorizar a beleza natural de cada face e retardar os sinais de envelhecimento. Especificamente a Harmonização Orofacial, é realizada por dentistas, e possui diferenciais quanto a sua abordagem, que explicarei mais a frente”
Quais procedimentos são realizados a Harmonização Orofacial?
” A análise orofacial permite que sejam realizados diversos procedimentos, sendo eles recomendados de forma única em todos os casos específicos. Dentre eles, temos: Botox estético e funcional, preenchimentos, fios de tração e colágeno de PDO, fios sculpt, sculptura, hidroxipatita de Ca+, microagulhamento, lipo da face e de papada, plasma de gel, PRF, Skinbooster, Lip Lift, Corner Lift, bichectomia, fios nasais e otomodelação. Cada um destes procedimentos possui uma atuação específica e buscam valorizar a face de cada paciente.”
Qual a diferença da Harmonização Facial para a Orofacial?
“A Harmonização Orofacial é realizada por dentistas. Portanto, há uma atenção especial para a região bucal e dentária, que deve estar em harmonia com a face como um todo. Então, além da análise de simetria e outros princípios estéticos, há o cuidado com a linha vertical do paciente (que vai da raiz do cabelo ao queixo), com sua arcada dentária e outros princípios que a estética odontológica compreende. Uma harmonização facial possui uma análise criteriosa também, mas não considera a proporção da parte dentária que é muito importante para a face também. Esta é a principal diferença.”
Os procedimentos doem muito?
“Esta é uma pergunta que lidera o ranking! A dor é uma questão muito individual e depende do limiar de dor de cada paciente, mas, o que posso assegurar é que todos os procedimentos são realizados com anestesias, que podem zerar ou reduzir infinitamente o nível de dor. Há dois tipos de anestesia possíveis: as infiltrativas, mais conhecidas pelos dentistas e que agem bloqueando as inervações da área, e as sedativas, que precisam de um aparato mais complexo para a inalação de óxido nitroso pelo paciente. A depender no procedimento e a análise do profissional, será escolhida uma das duas opções.”
Para que os procedimentos são indicados?
“O primeiro passo, e mais importante, é feito internamente: precisamos estar bem conosco para decidirmos exatamente em quais pontos queremos focar. Autoestima, autovalor e autocuidado são os principais valores que trabalhamos com a profissão e, para isso, devemos ter um cuidado interno muito grande também e para isso, o atendimento personalizado é imprescindível. A Harmonização Orofacial busca enfatizar aquilo que temos de mais bonito, internamente e externamente, através da mudança de pequenos detalhes metabolicamente. Cada pessoa terá uma queixa, um formato de rosto e uma necessidade diferente, quando falamos dos procedimentos, não há regra, mas sim, uma jornada de autoconhecimento!”
Quais profissionais são recomendados para fazerem estes procedimentos?
“A Harmonização Orofacial é feita exclusivamente por dentistas e cirurgiões dentistas, pois envolve o conhecimento e análise da parte oral e dentária dos pacientes. Já a Harmonização Facial pode ser realizada por outros profissionais da saúde, que podem ser encontrados através de uma busca rápida na internet. O mais importante, além da checagem se o profissional escolhido é habilitado para os procedimentos, é a intimidade e afinidade com o seu médico. Como disse anteriormente, os procedimentos realizados exigem um autoconhecimento enorme, por isso, a intimidade com o profissional, a liberdade de poder dizer exatamente o que deseja mudar, em que proporção e com qual objetivo, é mais do que importante.”