Publicidade

Aconteceu hoje, 20 de janeiro, a 46º Cerimônia de Posse dos Estados Unidos, com o novo presidente eleito, Joe Biden. Após uma celebração religiosa conduzida pelo Padre Leo J.O’Donovan, amigo de longa data dos Biden, o evento também contou com apresentações de Lady Gaga e Jennifer Lopez.

Diante do evento grandioso, impossível não se deparar com a elegância das figuras públicas. E é aí que a moda entra em cena para mostrar seu poder de comunicação. E basta prestar atenção para notar que existem expressões por tras de cada escolha.

As cores, por exemplo, carregam significados para além de seu caráter fashion. Na cerimônia, o roxo se manteve como protagonista. Acompanhe!

Chegada de Biden

O presidente chegou à capital dos Estados Unidos acompanhado de sua esposa, Jill Biden, e a mais nova vice-presidente do país, Kamala Harris, primeira mulher e negra a estar em um cargo de poder na presidência dos EUA. Televisionada para o mundo inteiro, a cerimônia batizada de “Inauguration Day” é tradicionalmente americana e conta com a presença dos mais novos eleitos além de, performances de artistas e alguns ex-presidentes, como Barack Obama.

Imagem/Reprodução: Getty

Roxo em destaque

Será uma coincidência Michelle Obama, Hillary Clinton e Kamala Harris elegerem o roxo para vestir na cerimônia? Se mergulharmos no significado da cor, outros motivos parecem surgir.

Roxo é o tom usado pelas Suffragettes, termo utilizado para se referir aos membros da Women’s Social and Political Union, organização de 1903, que foi criada para lutar pelo direito de voto das mulheres.

Além disso, a cor é a mistura entre os tons vermelho (que representa o partido Republicano) e o azul (referência ao Democrata), indicando o bipartidarismo e a intenção de uma América mais unida. Outro significado seria dos “estados de oscilação” que são frequentemente chamados de “estados roxos”.

Por fim, nas teorias de semiótica, o roxo indica estabilidade, consciência e equilíbrio, significados que também podem ser pertinentes ao se tratar de questões políticas.

Biden, democrata, escolheu um terno Ralph Lauren azul escuro e sua esposa, a mais nova primeira dama, Jill Biden, usou um vestido em tons mais claros de azul, criado pela designer americana emergente, Alexandra O’Niel de Markarian.

Kamala Harris, a vice-presidente, optou por usar a cor roxa em um casaco estruturado feito por dois jovens designers negros, Christopher John Rogers e Sergio Hudson, da Louisiana e da Carolina do Sul, respectivamente.

Imagem/Reprodução: Getty

Kamala, primeira vice-presidente mulher e negra do país, passa uma mensagem de força através da moda representada pela escolha do roxo em um evento tão importante para os EUA.

Imagem/Reprodução: Getty

Look das Famosas

Já nas performances do dia, os looks escolhidos pelas famosas também carregaram bastante significado. Além da sua emocionante abertura cantando o hino dos Estados Unidos, Lady Gaga usou um vestido de alta-costura exclusivo assinado pela marca italiana Schiaparelli. Com as cores azul e vermelho, tradicionais da bandeira do país, a artista ousou, como de costume, no acessório e carregou em seu peito um grandioso broche com o símbolo da pomba da “paz”.

Imagem/Reprodução: Getty

No segundo show do dia, Jennifer Lopez escolheu um look inteiro Chanel. A cantora usou uma produção na cor branca, que, novamente, simboliza a paz. O sobretudo branco de tweed, marca registrada de Chanel, cobria uma calça pantalona de paetê e uma camisa com gola efeito cascata, em tecido leve e com transparência.

Imagra/Reprodução: Getty
Publicidade

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here