A qualidade do ar segue ruim em todo o Brasil. Algumas cidades apresentam índices de umidade do ar menores que 10%, muito abaixo do nível recomendado pela Organização Mundial da Saúde, que é entre 50 e 60%. Soma-se a isso o alto nível de poluentes no ar. São Paulo, por exemplo, figura pelo quarto dia consecutivo no topo do ranking mundial de cidades mais poluídas. E os danos desse ar poluído e seco à saúde não se restringem ao sistema respiratório. Por exemplo, a pele também sofre. “O clima seco e a baixa umidade do ar são fatores que podem prejudicar a barreira cutânea e a capacidade da pele de reter água, assim favorecendo o ressecamento, além de aumentar o risco de irritações e doenças, visto que a proteção da pele contra agressores externos fica comprometida”, afirma a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
A poluição, por sua vez, libera metais tóxicos pesados e particulados, todos ligados à formação de radicais livres que resultam em envelhecimento precoce, com aparecimento de flacidez e linhas de expressão devido à destruição do colágeno. “Com a formação de radicais livres e produção de espécies reativas de oxigênio, a poluição induz ao estresse oxidativo, secreta citocinas pró-inflamatórias e colabora com o aumento de metaloproteinases, que causam um processo de ruptura e destruição das fibras de colágeno e elastina”, explica a Dra. Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Então, nesse cenário sem previsão de melhora, é preciso adotar alguns cuidados adicionais para ajudar a pele a lidar com os danos causados por esse ar seco e poluído, conforme um time de especialistas aponta abaixo:
Reforce a hidratação: A hidratação da pele figura entre as etapas mais importantes da rotina skincare para manutenção da saúde e beleza do tecido cutâneo, principalmente nesse clima seco. “A hidratação ajuda a manter a umidade natural e a fortalecer a barreira de proteção da pele contra agressores externos. Além disso, o hábito ajuda a melhorar a textura e a suavidade da pele, além de minimizar a aparência de poros dilatados e irregularidades”, explica a Dra. LilIan Brasileiro, médica membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, que recomenda o uso de hidratantes adequados ao tipo de pele. “O ideal é apostar em produtos formulados com ingredientes específicos, como ácido hialurônico e ceramidas, que potencializam a hidratação ao reter a umidade na pele”, aconselha a especialista.
Aposte nos ingredientes antioxidantes: O sabonete consegue eliminar as partículas maiores de poluição, mas as menores são capazes de penetrar profundamente nos poros e causar danos. “O PM 2.5, por exemplo, é um material particulado de 2,5 micrômetros, isto é, 100 vezes menor que um fio de cabelo, que, ao ser depositado na pele, causa danos à barreira cutânea, formação de radicais livres e envelhecimento celular”, diz a Dra. Paola, que recomenda incluir o uso de substâncias antioxidantes e antipoluição na rotina de beleza. “Os antioxidantes, como a vitamina c, a niacinamida e o resveratrol, combatem o excesso de radicais livres, ajudando assim a impedir os danos da poluição”, diz a dermatologista. Já os ingredientes antipoluição podem ter diversos mecanismos. Por exemplo, o Exo-P é um ativo antipoluição que pode ser manipulado em sabonetes, espumas ou fluidos de limpeza. “O Exo-P reduz a adesão do PM 2.5, além de ‘sequestrar’ metais pesados. Também reduz a atividade dos radicais livres e protege a pele e a integridade celular contra os poluentes”, explica Maria Eugênia Ayres, gestora técnica da Biotec Dermocosméticos.
Invista em um umidificador: Um dos grandes segredos para reequilibrar a hidratação da pele nesse clima seco é apostar no umidificador de ar, que permite controlar a umidade do ambiente. “Os umidificadores ajudam a aumentar os níveis de hidratação do ar, forçando a umidade para o meio ambiente”, diz a Dra. Claudia Marçal. A ferramenta é especialmente interessante nesse momento em que, devido às altas temperaturas, acabamos abusando do ar condicionado, que também retira a umidade do ar. “Essa alternância de ar quente e frio também pode tirar da pele seus óleos naturais, que funcionam como uma primeira linha de defesa”, acrescenta a dermatologista. O umidificador beneficia, inclusive, os pacientes de pele oleosa. “Quando a pele é exposta a ambientes muito secos, há um aumento da produção de oleosidade para tentar compensar essa situação. É o que chamamos de efeito rebote”, acrescenta a Dra. Claudia.
Inclua um esfoliante na sua rotina skincare: Para limpar efetivamente os poluentes da pele e aindapotencializar a hidratação proporcionada pelos cosméticos, uma das melhores estratégias é apostar na esfoliação. “O esfoliante ajuda a remover as células mortas da superfície da pele, deixando-a mais suave, luminosa e com aparência renovada. Além disso, aumenta a eficácia dos produtos hidratantes que serão aplicados em seguida”, destaca a Dra. Lilian Brasileiro. Isso não quer dizer, porém, que você deve realizar a esfoliação todos os dias, sempre antes de aplicar o hidratante. “O uso excessivo do esfoliante pode irritar a pele e causar vermelhidão, sensibilidade, efeito rebote na oleosidade e até piorar manchas. Por esse motivo, não é recomendado utilizar o esfoliante diariamente. A frequência ideal pode variar de acordo com o tipo de pele e a sensibilidade individual, mas, em geral, é recomendado realizar esse cuidado semanal ou quinzenalmente”, recomenda a médica. Além disso, opte por um produto que atue suavemente, como o Esfoliante Facial Tribeca, da B.URB, que conta com Microesferas de Arroz e Damasco para eliminar as células mortas sem agredir ou ressecar a pele, melhorando a textura, mantendo a hidratação e reduzindo a oleosidade.
Aumente a ingestão de líquidos: Quando o assunto é hidratação da pele, muitas pessoas recorrem a produtos caros, mas esquecem que a ingestão de água é um dos hábitos mais importantes para manter a pele saudável e radiante. “A ingestão adequada de água melhora a aparência e a saúde da pele, tornando-a mais hidratada, suave e flexível, além de ajudar a eliminar as toxinas do corpo, o que pode reduzir o aparecimento de manchas e acne. Em contrapartida, quando bebemos pouca água, a pele torna-se ressecada, áspera, escamosa e sem brilho”, diz a Dra. Lilian Brasileiro, que explica que, de maneira geral, recomenda-se beber diariamente de 30 a 35 ml de água por quilo de peso corporal. “No entanto, esse valor pode ser maior dependendo de alguns fatores, incluindo a temperatura”, pontua.
Aposte nos suplementos: Além do consumo de água, a hidratação cutânea também pode ser realizada de dentro para fora por meio de nutracêuticos, como o FC Oral, as chamadas cápsulas de caviar. “Por conter ômega-3 vetorizado por fosfolipídeo, que possui identidade com a membrana celular, o ativo promove hidratação, restaurando os danos dessa membrana, e melhora a fluidez, isto é, permite que os nutrientes sejam absorvidos de uma forma mais plena, o que também traz resultados para a hidratação. Além disso, o FC Oral conta com carotenoide, astaxantina e vitamina E, conferindo benefícios no aumento do status antioxidante da pele, reduzindo a inflamação e auxiliando na hidratação por inibir a perda de água transepidérmica, deixando a superfície da pele protegida e hidratada”, diz a farmacêutica Patrícia França, gerente científica da Biotec Dermocosméticos.
Aposte em procedimentos em consultório: Limpeza profunda, inclusive dos micropoluentes, e hidratação poderosa podem ser conquistadas por meio da hidrodermoabrasão do Hydrafacial, que promove uma poderosa hidratação da pele enquanto limpa, esfolia e extrai sujidades de maneira agradável. “Ao unir limpeza de pele com aplicação de poderosos boosters, o procedimento é capaz de proporcionar um verdadeiro skincare de consultório, passando por todas as etapas indispensáveis no cuidado diário com a pele, mas de maneira muito mais potente. Dessa forma, melhora instantaneamente a qualidade do tecido cutâneo, uniformizando a textura e aumentando a firmeza, viço, maciez, hidratação e brilho da pele”, explica o dermatologista Dr. Renato Soriani, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), expert em tecnologias dermatológicas e ex-coordenador do Departamento de Laser e Tecnologias da SBD (2017-2021). O médico ainda afirma que, ao desobstruir os poros e melhorar a hidratação e vascularização da pele, o procedimento também aumenta a penetração e eficácia dos cosméticos utilizados diariamente na rotina skincare.