Nesta última segunda-feira (07/04), Alexandre Herchcovitch desfilou a nova coleção de sua marca homônima e mais uma vez surpreendeu ao universo da moda com um desfile disruptivo, transgressor e inovador, que abordou a temática festiva, com cores neon e muito brilho. Dentre tantas performances e momentos icônicos, os tecidos ganharam protagonismo. Foi através dos materiais que um show de homenagens às festas noturnas se tornou possível.
A Z Magazine conversou com Isabella Hansted, especialista da indústria têxtil por trás da Ideatela, fornecedora de tecidos de Alexandre e que importa as principais marcas do mercado para as maisons brasileiras, para saber mais sobre os bastidores do desfile. Acompanhe!
As Passarelas de Alexandre Herchcovitch na SPFW N59





Alexandre Herchcovitch inaugurou a SPFW N59 com uma coleção que carrega referências dos anos 1970 a elementos contemporâneos. O desfile apresentou 32 looks que transitam entre o brilho de tecidos como lamê, lurex e paetês, e a casualidade do denim.
Destacaram-se peças com recortes estratégicos e modelagens que exploram a sensualidade, como um macacão vermelho de recortes frontais que formam uma flor na região do quadril. Além disso, o crochê apareceu em chapéus de abas largas, coletes e blusas, evidenciando a diversidade de materiais utilizados.
O desfile também trouxe jeans em modelagemampla, alguns com recortes que deixavam parte dos quadris à mostra. A apresentação ocorreu na Blue Space, tradicional casa de shows de drag queens em São Paulo, escolhida para refletir a atmosfera vibrante e inclusiva da coleção.
O material por trás das obras
As produções de Herchcovitch envolveram a volta dos tons de neon, que brilharam sob a luz negra e criaram um aspecto quase fantasioso sob as roupas que, à luz das passarelas, era um show de tendências e produção de moda. Isabella Hansted, revela o segredo por trás desse efeito que causou nas passarelas e criou uma coleção ainda mais imaginativa da marca de Herchcovitch.

“Trata-se de um georgette sobre urdume de seda com fios de lurex na trama tingidos. Sua característica é a maciez devido ao fio de seda, que possui uma torção especial. O fio brilhante na trama é de da mais alta qualidade, produzido pela empresa de lurex”, disse a especialista, que ainda destaca sua curadoria direcionada pela Itália. Os tecidos fazem parte da Ruffo Coli, fábrica têxtil em Milão que a Ideatela representa no Brasil e abastece as marcas brasileiras.
Alexandre Herchcovitch segue como ícone nacional, reconhecido mundo afora por suas técnicas – e também materiais que o permitem acompanhar o brilho de sua criatividade.
Sua trajetória e processo criativo serão contados por ele no 1º Bio Extratus Fashion Meeting em um talk exclusivo.
Saiba mais sobre essa e mais experiências da carreira de mais de décadas do artista no dia 29 de abril de 2025 no Teatro Oficina do Estudante no Iguatemi Campinas para mais histórias como essa. Adquira já o seu ingresso para mergulhar no maior evento de moda do interior paulista!