Nesta última semana aconteceu a São Paulo Fashion Week, o maior evento de moda nacional, que contou com a participação de diversas marcas brasileiras, com algumas estreantes e outras que já marcaram presença em desfiles anteriores e são favoritas entre as fashionistas. Além de influenciar a produção e a valorização das marcas nacionais, a SPFW também serve de inspiração para muitas tendências que podem ser aplicadas em looks no Hemisfério Sul, com referências mais fiéis ao clima e temperatura brasileiros.
De olho nos desfiles desta semana, a Z Magazine reuniu as 5 principais tendências que devem sair das passarelas para as ruas e inspirar as fashionistas. Confira!
Graphic Tees
Um dos itens preferidos das fashionistas com estilo casual e que é incomum nas passarelas, deu as caras em dois desfiles na SPFW! Nas passarelas de Walerio Araujo, a Turma da Mônica, personagens clássicos das obras de Maurício de Souza, foi homenageada em uma baby tee estampada que foi combinada com uma saia balonê. Já em À la Garçonne, a maison utilizou a proposta do oversized combinando a camiseta estampada a outras peças de roupas baggy. De um lado, uma composição mais romântica e de outro, uma mais casual, mas, ambas usando das Graphic Tees que devem se moldar a diversos estilos fashionistas nas próximas estações.
Patchwork
Uma presença marcante da SPFW e que já participou de diversas edições do evento. Responsável pelo encerramento da agenda no domingo (20), Lino Villaventura apresentou um desfile com muitas cores e diversas peças com o patchwork aplicado. Além da combinação de tecidos inusitados, este truque de styling permite que se criem novos modelos a partir de retalhos, servindo também de inspiração para as fashionistas que amam o upcycling.
Floral
Foto: Marcelo Soubhia / @agfotosite
Foto: Marcelo Soubhia / @agfotosite
Foto: Marcelo Soubhia / @agfotosite
O floral também não esteve de fora dos desfiles! Uma das tendências mais amadas pelo estilo romântico e protagonista do desfile de FOZ, que apresentou as flores tanto em aplicações como em estampas ou detalhes costurados nas peças. Misturando-as com outros elementos nos looks, esta trend faz uma referência direta à flora Brasileira, trazendo um toque de autenticidade para cada peça nacional.
Muito Brilho!
A tendência que rouba a cena nos desfiles! O brilho foi bastante explorado por Alexandre Herchcovitch em sua volta para a SPFW N58, depois de algumas edições distante do evento. Em sua nova coleção, além de lantejoulas e pedras, o artista utilizou os tecidos metálicos, que confere a cada peça uma ousadia com maior sutileza. Além disso, os recortes inusitados fizeram parte das peças, que devem influenciar na volta dos metálicos para as próximas estações de 2024/2025.
O clássico desconstruído
Já David Lee, se inspirou pelo estilo clássico mas o incrementou com alguns detalhes mais casuais. Usando tecidos pesados como o couro fake e a mistura de silhuetas com uso de peças balonê, o estilista transformou as peças como gravatas e camisas em novas obras de arte. O conceito de high-low já está em alta há algum tempo, mas, sem dúvidas, esta temporada da SPFW traz ainda mais inspirações para os amantes de um estilo arrumado e despojado.