A temporada italiana de moda masculina para Spring/Summer 2026 teve início com duas etapas fundamentais: o Pitti Uomo em Florença (17–20 de junho) e a Milan Fashion Week Men’s (22–23 de junho). Em um período de constantes mudanças na moda de luxo e prêt-à-porter, a moda masculina também ganha destaque e combina a tradição com inovação e o refinamento de mercado.
Florença: memória e reinvenção com foco em técnica e sustentabilidade

A 108ª edição do Pitti Uomo, realizada entre 17 e 20 de junho em Florença, reafirmou sua importância no calendário internacional de moda masculina. Com cerca de 730 marcas, 43% do exterior, o evento atraiu compradores e imprensa globais. Destaque para a participação da Japan Femme Issey Miyake Homme Plissé como “Guest of Honour”, que apresentou sua coleção SS26 em local icônico, a Villa Medicea della Petraia, além de organizar uma exposição dedicada à sua técnica de plissagem.
Os “Guest Designers” incluíram o italiano Niccolò Pasqualetti, finalista do prêmio LVMH, e duas marcas asiáticas: Post Archive Faction (Coreia do Sul) e Children of the Discordance (Japão), sinalizando a crescente influência da Ásia‑Pacífico na moda masculina global.
A edição também apostou em lifestyle como parte do evento, com destaque para a temática “Pitti Bikes”, incluindo uma instalação chamada “BECYCLE” e um passeio de bicicleta organizado pela Pas Normal Studios pelas ruas de Florença, reforçando a conexão entre moda, mobilidade e inovação.
Milão Fashion Week
Em Milão, o formato com cerca de 80 apresentações colocará holofotes sobre as marcas que permanecem no desenho masculino, como Prada, Dolce & Gabbana e Armani, com estreias marcantes. Além disso, marcas como Vivienne Westwood voltam às passarelas e reforçam o tradicionalismo da região italiana.
Mercado valorizando o menswear
Mesmo em um contexto de retração no mercado de luxo ,com queda expressiva em vendas na China, por exemplo, o menswear italiano segue em ascensão, projetando crescimento de 2,6% em 2025 e 2,8% em 2026, segundo dados da Euromonitor.
Pitti Uomo e Milano Men’s seguem como faróis para o vestuário masculino, equilibrando talento jovem, tradição e transformação. A força do menswear italiano está em sua capacidade de resistir ao turbilhão econômico e à volatilidade das tendências, mantendo o luxo com raízes, mas aberto ao mundo.