A série Senna, foi lançada pela Netflix no dia 29 de novembro de 2024 e explora a vida do tricampeão mundial de Fórmula 1 Ayrton Senna. Com o objetivo de retratar momentos icônicos da carreira do piloto, como suas rivalidades nas pistas e vitórias marcantes, os episódios conquistaram um número considerável de fãs desde que a plataforma de streaming anunciou sua produção. Dentre as narrativas emocionantes e atuações elogiadas pela crítica e telespectadores, outro aspecto chamou muito a atenção em sua produção: seu figurino. Traduzindo diferentes épocas e estilos de personagens icônicos dessa história baseada em fatos, confira como a moda representa os personagens de Senna e suas inspirações reais.
Seu protagonista
A produção, considerada o maior investimento da plataforma no Brasil, é composta por seis episódios que abordam desde sua infância e ascensão no kart até sua consagração como um dos maiores pilotos da história. Sendo assim, ao longo dos episódios há uma viagem no tempo que acompanha a evolução de Ayrton, juntamente com sua carreira no automobilismo.
Gabriel Leone, ator que interpreta Ayrton Senna, buscou transmitir a essência do artista com carisma, interpretação, mas também através de seu figurino. O piloto foi muito conhecido por sua moda na década de 90 que carregava algumas influências da época e ainda mostravam um estilo pessoal elegante, como foi traduzido na série através do uso de blazers e calças de alfaiataria.
Além do estilo elegante nas roupas, Ayrton Senna também era conhecido por seus relógios, que futuramente chamaram a atenção das marcas que produziram modelos em parceria com o piloto. Esse detalhe está presente em figurinos na série até mesmo em looks mais casuais do artista, como sua coleção de camisetas “Senninha” que o piloto usava durante as corridas em seu auge.
Adriane Galisteu
Um dos romances mais lembrados da história de Ayrton Senna foi com a artista Adriane Galisteu. Interpretada por Julia Foti na série, a atriz protagonizou ao lado de Gabriel Leone a representação dos últimos momentos de Ayrton Senna, antes de seu falecimento em 1994.
Conhecida por seu estilo mais casual e sensual, típico de jovens nos anos 90, a série usa de peças jeans, regatas e peças mais básicas para representar o estilo de Galisteu. Além disso, Julia Foti incorpora a personalidade da artista através de elementos da beleza, com os cabelos loiros platinados longos e maquiagem natural icônicos de Adriane Galisteu, que dão a vida à personagem na série.
Hoje, ainda um ícone de moda, Adriane Galisteu mantém seu estilo casual, porém com influências da modernidade, e continua a inspirar fashionistas como uma referência de moda brasileira.
Xuxa Meneghel
Outro romance bastante lembrado da carreira de Ayrton foi com a apresentadora Xuxa Meneghel, que tinha seu próprio programa infantil nos anos 80 e 90. Por conta disso, Xuxa tinha um estilo mais criativo, que era traduzido pelo uso de cores ou peças mais ousadas como saias de tule. Mas, a apresentadora também tinha um lado mais glamouroso, que representado na série com o uso de jóias e vestidos sofisticados que, juntamente às roupas jeans com camisetas coloridas, compõem o estilo da apresentadora nas década de 80 e 90.
Interpretada por Pamela Tomé, Xuxa também é representada na série em seu local de trabalho, que por se tratar de um programa infantil, foi inspiração para diversas crianças na época, principalmente por sua beleza. Com o uso de tranças e penteados com scrunchies, Pamela dá a vida na interpretação de Xuxa na série, trazendo sua personagem para a vida para além da interpretação, mas também em aspectos do fugurino.
Hoje, Xuxa Meneghel segue sendo um ícone de estilo, mas ainda é muito lembrada por sua forte influência nos anos 80 e 90. Com um estilo mais elegante, a apresentadora deixa de lado a sua influência mais infantil das décadas passadas e adota uma vestimenta mais neutra, sem a presença de grandes ousadias como seus looks que usavam das silhuetas e cores como diferenciais.
Lilian de Vasconcellos Souza
A primeira esposa de Senna também teve suas cenas de protagonismo na minissérie da Netflix. Interpretada por Alice Wegmann, Lilian tinha um estilo mais casual na década de 80, mas que era marcante pelo uso de suas botas de cano alto, tricots de gola alta e jaquetas pesadas. Com influências country em seus looks, Lilian se destacava do estilo da época e foi representada fielmente na série.
Outro momento marcante da série Senna foi a cena de seu casamento, que colocou Alice Wegmann em um vestido de noiva e Gabriel Leone em um terno azul, que faziam jus à cerimônia na vida real. Com figurino marcante, a série dá à vida à personagem que hoje, se mantém fora dos holofotes, mas continua deixando o legado do piloto e expressando seu amor pelo mesmo.
Com personagens distintos e uma história marcante, Senna na Netflix faz questão de deixar o legado do piloto e de suas parceiras ao longo da vida. O figurino foi um elemento crucial para a trama trazer as personagens à vida e caracterizar cada um de seus interesses românticos de forma diversa, afinal, a moda presente no cinema serve para além de vestir seus personagens, mas dar camadas às suas personalidades e fazer jus ao legado de cada participante de uma história, seja ela real ou não.