Por Bia Frata*
Dos uniformes escolares ao armário de sua avó, os cardigans nem sempre tiveram as associações mais chiques. Mas nas últimas temporadas, o item se tornou uma parte fundamental do guarda-roupa trans-sazonal, graças ao seu apelo fácil de usar e a habilidade em camadas.
Neste inverno, como passamos cada vez mais tempo em ambientes internos, o cardigã ganhou ainda mais relevância à medida que cobiçamos em torno de peças mais quentes, aconchegantes e confortáveis.
Além disso, um casaco em tricot é, obviamente, ideal para a aposta do dia a dia.
Enquanto nos anos 50 era muito querido por seu toque refinado e feminino, associados ao trabalho de professoras e secretárias, e popularizado com as estrelas de Hollywood como Marilyn Monroe, Grace Kelly e Audrey Hepburn, com o passar do tempo o cardigã abraçou várias incorporações, incluindo uma vibe grunge que tocava seu lado rock and roll, algo completamente novo até então.
Para opções divertidas e sublime, olhe para os botões colegiais da Miu Miu enfeitados com laços ou as peças coloridas inspiradas no folk do Etro, enquanto Dolce & Gabbana, Fendi e Erdem oferecem alternativas mais sutis, já Nicholas Ghesquiere o estilista da Luis Vuitton, propõe versões de coletes e suéteres misturados com saia volumosas, criando uma silhueta totalmente nova.
Como estilizar a peça de tricô nesse inverno? A dica é compor diferentes estilos da trama com looks que vão do visual festivo ao quotidiano.
Suéter bordados
Estilos de malha elaborados embelezados com bordados florais ou geométricos. Para adicionar um toque ainda mais chique, você pode completá-los com um broche.
Cardigan + Cropped
A maneira mais legal de usar? Como twinset, mas a parte de baixo tem que ser bem pequenininha, mais parecida com um sutiã ou um top tomara-que-caia.
Lady Like
Em um guarda-roupa contemporâneo que reflete o estilo chique, atemporal e autêntico, combinado com saias lápis, ou calça de alfaiataria e salto alto.
Pullover
O famoso colete vem se destacando entre a principal aposta da temporada. Adicione com alfaiataria extralarga, ou sobreponha com uma camisa social larga para um look retrô repaginado.