Balmain apresenta primeira coleção sustentável

Olivier Rousteing apresenta suas inspirações para a linha Resort 2021

0
948
Balmain apresenta primeira coleção sustentável

Na direção de uma moda mais significativa e amiga do meio ambiente, a Balmain apresente primeira coleção sustentável para a temporada de Resort 2021, em direção ao seu objetivo de criar somente coleções verdadeiramente sustentáveis. A Caps Collection PS21, exclusivamente feminina, é composta por uma seleção de camisetas e moletons de algodão orgânico com Ecocert. Além disso, grandes esforços foram feitos para reduzir a pegada de carbono durante a fabricação e transporte destas peças, como o uso de instalações com energia renovável, localizadas próximas aos centros de distribuições globais.

Balmain apresenta primeira coleção sustentávelTodos os elementos, por menores que sejam, foram considerados. Como exemplo, todos os produtos contam com sacolas plásticas compostas 100% de amido de milho, além de etiquetas de poliéster reciclado e alças para pendurar feitas de barbante e papel reciclado das florestas, manejados de forma sustentável da Forest Stewardship Council.

Outra linha ecologicamente responsável de moletom, camiseta, blusa e calça feminina, produzida na Itália e em Portugal, conta com algodão orgânico e sacos de plástico certificados pela Oekotex, fabricados com 65% de plástico de origem biológica.

Em comunicado, a marca afirma que esses primeiros passos são de extrema importância: “a nova realidade de hoje não apenas nos fez adaptar a novas formas de trabalhar, como também nos força a admitir que mudanças profundas não podem mais ser adiadas em quase todas as partes de nossas vidas.(…) Esperamos informar a vocês sobre novos avanços, já que esta maison se move o mais rápido possível em direção a seus objetivos sustentáveis. Prometemos transparência, e assim como vocês, esperamos mudanças.”

Sobre a coleção – Uma carta de Olivier Rousteing

Até o início do isolamento, sempre acreditei que era preciso estar presente fisicamente no estúdio e trabalhando com minha equipe para criarmos uma coleção. Após tantos anos e tantas coleções trabalhando juntos, acabei dependendo muito de seus talentos, habilidades, ideias inovadoras e opiniões honestas. Então, de repente, ter que descobrir uma nova maneira de trabalhar – na mesa de minha cozinha, das intermináveis chamadas de Zoom, definitivamente não foi fácil para nenhum de nós. Mas, no final, fiquei impressionado e acima de tudo muito orgulhoso do que minha equipe e eu fomos capazes de realizar.

Recentemente, reuni meu time e fomos para a Normandia para fotografar a Cruise Collection – a coleção que criamos “juntos, ainda que separados” em inúmeras conferências digitais – era muito mais do que apenas uma viagem para fora da cidade por um dia. Marcou o fim de um período estranho e difícil, pelo qual todos passamos e isso nos permitiu celebrar os sucessos que alcançamos apesar de tantos desafios e dificuldades.

Lá fora, sob o céu azul e a paisagem verde do campo, não estávamos apenas comemorando por estarmos juntos, estávamos também redescobrindo a alegria de poder viajar além do limite de 100 quilômetros do isolamento. Compartilhar o lindo ambiente e o clima com meus amigos e colegas, fez parecer que, de alguma forma, conseguimos escapar do trabalho, da cidade e de todas as preocupações do passado para um momento especial, a sensação era de que estávamos participando de algum tipo de imagem perfeita de um piquenique comemorativo no campo.

A paisagem e toda a sua vegetação e a propriedade aristocrática, também eram o local perfeito para espelhar o espírito da coleção Cruise 2020 da Balmain. Grande parte da coleção é voltada para o encontro entre a aristocracia e o espírito rebelde da recém-solteira Lady Diana nos anos 90, bem como o estilo de outro ícone da época, Julia Roberts, (particularmente durante o seu momento Pretty Woman). Naturalmente, aqueles que também se recordam da energia única daquele momento dos anos 90, reconhecerão facilmente a padronagem marcante, tons pastéis e a forte alfaiataria que percorrem esta coleção.

Ao observar os chapéus, babados, padrões de Vichy e aos polka-dots da coleção, devem se lembrar de que em meu último desfile (apresentado durante a última Semana de Moda de Paris, pré-confinamento que agora parece ter acontecido em uma vida atrás), também brincava com padrões como esses – símbolos facilmente reconhecidos da classe alta. Assinaturas de um mundo escasso de famílias antigas, privilégios e riquezas que me fizeram sentir que estavam além do alcance de qualquer pessoa como eu, enquanto crescia em Bordeaux.

Então, hoje, eu e minha equipe continuamos revolucionando alegremente o que antes eram padrões de uma classe restrita e gerações anteriores – repensando, distorcendo e modernizando-os, a fim de oferecer algo inesperado, fresco e atual – uma variedade de estilos e designs que agora são disponíveis à todos – e refletem os valores da Balmain de hoje e a bela diversidade de uma França verdadeiramente moderna.