Por Edis Lima

          @beminparis

Hoje em dia, o que há de mais comum na moda são as famosas collabs entre maisons de alta costura e marcas de fast fashion. O estilista Azzedine Alaïa, ainda nos anos 90, foi o primeiro nome de expressão na moda a unir o nome de sua grife a uma marca popular, mais exatamente, a uma das lojas mais populares de Paris, a Tati. Uma loja cujo principal apelo comercial eram preços democráticos que vendiam produtos que iam de material escolar a roupas, um grande bazar. A Tati teve seu auge nos anos 80/90, sendo referência de loja de departamentos de produtos populares a preço baixo. Era reconhecida pelo logo da loja, um quadradinho com estampa xadrez vichy rosa e branco, estampado em suas sacolas.

Para sua quarta exposição, a Association Azzedine Alaïa reuniu peças da coleção icônica desenvolvida pelo estilista Alaïa em colaboração com as lojas Tati.  A base da collab era a seguinte: Alaïa utilizaria a tão popular estampa vichy do logo da Tati em uma de suas coleções prêt-à-porter e, em contrapartida, criaria para a Tati, uma bolsa, um par de espadrilhas e uma tee-shirt, que seriam vendidos a preços populares na Tati. Nascia então uma collab histórica e inovadora para a época, entre um estilista de renome e uma rede de lojas populares e pela primeira vez, Alaïa leva uma referência das ruas de Paris para os salões de sua alta costura.

Alaïa vai explorar a estampa vichy, fortemente associada às sacolas e embalagens das lojas Tati, e também a estampa pied-de-coq, impressa nos toldos das fachadas da Tati. O resultado é uma coleção, viva e alegre, de jaquetas amplas, blusões curtos e ajustados, calças cigarette e shorts, na qual Alaïa vai dominar e unir perfeitamente as exigências dos volumes couture e adaptá-los a modelos democráticos.  A coleção Tati foi sucesso absoluto para Alaïa e, a Tati ganhou grande visibilidade com a collab inovadora, numa época em que grandes estilistas não eram solicitados, como hoje, por marcas populares.

A exposição Azzedine Alaïa : une autre pensée sur la mode (uma outra
ideia da moda) vai até 5 de janeiro de 2020 (18, rue de la Verrerie, 75004 Paris)

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