As festas de carnaval costumam ser intensas, afinal são quatro dias de pura curtição e folia. Tudo isso gera um impacto no nosso organismo e é preciso estar preparado para as mudanças.

Para evitar o desequilíbrio corporal, separamos as dicas incríveis da angiolista Aline Lamaita, das nutricionistas Fernanda Seiffer e Cleonice Pereira e do nutrólogo Alexander Gomes que te ajudarão a manter a saúde durante a folia e curtir as festas tranquilo!

carnaval

Prepare o corpo

Nem todos estão com o preparo físico adequado para a maratona de blocos e desfiles durante o carnaval, o que pode causar problemas como câimbras e dores musculares, principalmente nas pernas e nos pés. O recomendado é usar sapatos confortáveis e realizar um bom alongamento antes das festas.

Mantenha a hidratação constantecarnaval

Desidratar é uma condição comum nesses períodos de festas. Carregue sempre uma garrafa d’água com você para manter uma hidratação constante durante toda folia. Uma ideia é alterná-la com água de coco para repor os nutrientes perdidos pelo suor, já que o gasto de energia é alto!

carnaval

Descansar é essencial

Lembre-se que o seu corpo precisa de descanso, até mesmo nesse momento de lazer. Reserve as horas necessárias de sono e reponha as energias para o próximo dia ser ainda melhor!

 

Alimente-se bem

Antes do bloquinho: é recomendado fazer uma refeição simples, mas completa. Salada, legumes e frutas são importantes pelo alto valor nutricional. A escolha de alimentos integrais como pães, arroz e cereais são ideais, pois os grãos integrais são importantes fontes de fibras, solúveis e insolúveis. As solúveis, principalmente, favorecem o esvaziamento gástrico mais lento, fazendo com que o carboidrato ingerido na alimentação seja absorvido lentamente em forma de glicose, promovendo uma energia muito mais duradoura.

carnaval

Durante o bloquinho: não esqueça de se alimentar! Beba água sempre e, para não deixar o estômago vazio, as barrinhas de cereal, amendoins, castanhas e frutas secas são ótimas opções. Esses petiscos, além de serem fáceis de encontrar e práticos de carregar, possuem alto teor de frutose (oferecem bastante energia) e são muito nutritivos.

Depois do bloquinho: a união do útil ao agradável sempre é favorável. As barraquinhas de rua sempre vendem lanches e eles são ótimas escolhas para não deixar o estômago ficar vazio por muito tempo, ainda mais depois de horas de folia. Mas atenção: fuja de comidas gordurosas, ou seja, frituras, empanados, gorduras de carne e frango e embutidos, que possuem uma digestão mais lenta e roubam a sua energia. Opte por lanches integrais e faça escolhas mais saudáveis.carnaval

Evite exagerar nas bebidas alcoólicas

Por que não curtir com mais cautela as festas sem precisar exagerar nas doses? Uma dica bacana é substituir a bebida alcoólica por uma bebida energética. Essa troca trará mais disposição e energia, já que a bebida energética fornece cafeína e outros ingredientes estimulantes que aumentam o gás na hora de pular as marchinhas de Carnaval, além de evitar a ressaca do dia seguinte.

Lembre-se que o melhor de curtir o Carnaval é poder curtir e compartilhar as experiências com os amigos. Assim, é preciso ter consciência de aproveitar cada dia com equilíbrio, alimentar-se bem e fazer escolhas melhores!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

20 + 1 =