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Ansiedade, fadiga, depressão. Em contrapartida às doenças do século, ocasionadas pelos efeitos da vida moderna, uma tendência gastronômica vem ganhando cada vez mais espaço à mesa: são as chamadas mood foods, ou “comidas do humor”Segundo a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, são alimentos que, além de nos nutrir, estão relacionados a sensação de relaxamento, melhora da qualidade do sono e concentração.

Através da indução da produção de neurotransmissores, as mood foods estimulam o corpo a se manter ativo com menor sensação de esforço, fomentando assim uma melhor qualidade de vida. Se você ficou animado com a tendência, confira as dicas da nutricionista sobre os principais ingredientes que não podem faltar no menu para estimular o bem-estar emocional:

Banana, abacate, água de coco – possuem magnésio, que ajuda a reduzir a ansiedade e contribuem na qualidade do sono;

Castanhas e feijões – fontes de selênio, que atuam na redução do estresse oxidativo e melhoram a produção de neurotransmissores;

Carnes em geral – regulam o sistema nervoso central e previnem doenças como a demência, por serem fontes de vitamina B12;

Ovos, carnes, queijos e vegetais verde escuros –  alimentos ricos em tiamina. Seu consumo adequado está associado à redução dos sintomas de depressão e ansiedade;

Leite, germen de trigo, carnes, ovos e banana – atenuam os sintomas da TPM por serem ricos em vitamina B6;

Chocolate, abacate, banana, carnes e feijões – ajudam na produção de serotonina, pois possuem triptofano;

Café, chá mate, chá verde, cacau
– têm ações estimulantes do sistema nervoso central e antioxidantes, uma vez que são fontes de cafeína;

Cereja, nozes, casca de uva, abacaxi, banana – ajudam na produção da melatonina, que melhora a qualidade do sono;

Cacau, guaraná, café, chá verde, gengibre, chá de melissa, chá de erva cidreira – possuem compostos bioativos diversos, que têm ação antioxidante e ajudam a potencializar reações metabólicas.

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