Por Cristiane Gracioli                                                    

Cristiane Gracioli fala sobre Nazaré da Fé
                  @crisgracioli

A vila atrai os olhares do mundo quando as ondas gigantes chegam e, com elas, surfistas ávidos por uma emoção para poucos. Do alto da montanha os apaixonados pelo esporte se misturam com curiosos e locais, que precisam olhar de perto para crer que uma onda possa alcançar quase 30 metros e ainda vê-la ser domada por um desses destemidos atletas do mar. O  tamanho monumental destas suas ondas se deve à geologia, pois em frente à praia se apresenta uma fenda profunda e extensa conhecida como o canhão de Nazaré.

A Vila

O nome de Nazaré foi dado devido a uma lenda, na qual a Nossa Senhora de Nazaré teria aparecido para salvar o D. Fuas, o alcaide do Castelo de Porto de Mós. Os moradores contam essa história e não há turista que resista a imaginar a cena. Vale destacar que a região é de uma grande riqueza história e patrimonial, sendo uma vila fantástica para passar férias e conhecer o entorno. Para se ter uma ideia, Alcobaça, cidade histórica fica 15km de distancia, assim como a famosa cidade medieval de Obidos que fica 40 km, ou seja, programas de 1 dia.

Nazaré da fé

Sítio da Nazaré

O Sítio da Nazaré é um dos principais bairros, onde toda a história da cidade começou. Ele fica no alto de uma montanha e é um local onde prevalece a peregrinação e culto, já que foi lá que a Nossa Senhora de Nazaré, segundo a lenda, apareceu. O acesso até o topo do Sítio se dá ou de carro ou a pé, através de uma escada. Mas há também um bondinho. No topo, alguns pontos como o Santuário da Nossa Senhora da Nazaré, o Miradouro do Suberco, a Ermida da Memória, o forte de São Miguel Arcanjo e, claro, a Praia do Norte das ondas gigantes.

Praia do Norte – ondas gigantes

Rodeada por dunas, bosques e pinheiros a famosa praia das ondas gigantes é uma das mais bonitas, justamente pela integração de toda essa vegetação ao mar. Foi na Praia do Norte que se deu o maior recorde mundial de onda já surfada, de 30 metros por Garret McNamara, em 2011. Essas grandes ondas só acontecem no fim do outono e inverno, quando é a alta temporada para o surf em Portugal. Na Praia do Norte se realizam ainda dois campeonatos internacionais: Nazaré Pro (de bodyboard) e o Nazaré Challenge, que faz parte do circuito Big Wave Tour do WSL (World Surf League).

Nazaré da fé

Praia da Vila

A Praia da Vila ou Praia da Nazaré é uma das praias mais famosas da cidade, onde se dava a maior parte da atividade piscatória da cidade. Com ondulação forte, é também uma praia que merece atenção. É possível subir até ao Sítio da Nazaré, graças a um funicular que há lá justamente para facilitar a subida e descida. Esse funicular já tem mais de 100 anos e originalmente funcionava a vapor. Cada viagem custa 1,20€ para adultos e o trajeto leva em torno de 15 minutos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

10 − três =