
Arrumar o guarda-roupa é uma ótima tarefa para adicionar na sua lista de atividades da quarentena. De acordo com a colunista da Z Magazine e Consultora de Imagem, Erika Paiva, a organização é muito importante para você conseguir enxergar o que tem, aperfeiçoar suas combinações no dia a dia, aumentar a vida útil das roupas e, ainda, gerar um maior fluxo de energia. Em uma live no Instagram da Z, ela deu algumas dicas para que você otimize a organização do seu guarda-roupa, e listamos algumas abaixo:
O primeiro passo é desapegar! Mantenha no seu armário somente aquilo que faz sentido para você. Separe as suas roupas nas pilhas: guardar, doar, vender e arrumar. Para decidir se você vai desapegar, faça as seguintes perguntas:
- Essa roupa me serve?
- Valoriza meu biotipo?
- Há quanto tempo não uso?
- Por que eu gosto dessa roupa?
- Ela está em boas condições?
- Ela é atemporal?
- Eu a compraria de novo?
E se a roupa não serve? Se a diferença de tamanho for pequena e você ainda quiser aquela roupa, guarde-a. Se não, desapegue. Mantê-la no armário só vai ocupar o espaço de peças que poderiam ser mais úteis para você.
E se a roupa custou caro? Essa é uma grande questão na hora de desapegar! Existem diversas lojas online de revenda, envie a sua e tenha parte do seu dinheiro de volta para investir em algo novo.
Depois de decidir as roupas que vão ficar no seu armário, é hora de guardá-las:
– Agrupe-as em categorias, concentre suas calças, blusas, vestidos, shorts, saias e casacos no mesmo lugar.
– Organize suas peças, penduradas ou dobradas, por cor ou comprimento, isso facilita na hora de buscar algo específico.
– Pijamas, peças de tricot ou crochet, malha, algodão e camisetas devem ser dobrados. Já as peças de seda, vestidos, camisas, ternos, blazers e costumes, jaquetas e casacos devem ser pendurados em cabides. As peças jeans podem ser dobradas ou penduradas, dependendo do espaço que você tem no seu guarda-roupa.
– Para impedir que as calças fiquem soltas no cabide, experimente usar os cabides infantis, que são mais justos.
– Para guardar casacos pesados, jaquetas de couro ou vestidos de festa, cubra a peça com saquinhos de tnt. Os sacos plásticos da lavanderia estragam a roupa, pois impedem que o tecido “respire”.
– Nunca dobre os sutiãs com bojo, pois pode danificar sua estrutura. Guarde-os enfileirados em gavetas ou colmeias específicas.
– Dobre suas calcinhas e tops em rolinhos para encaixá-los nas colmeias de gaveta.
– As etiquetas das roupas são fundamentais para saber como manusear e higienizar a peça. Por isso, antes de cortá-las, tire uma foto para identificar a peça correspondente, em seguida, crie um manual e deixe na sua lavanderia.
Compartilhe otimize a organização do seu guarda-roupa.