Ilha “encantada” da Madeira

O romântico, imperdível e cinematográfico arquipélago português

0
1179

Por Cristiane Gracioli

                @crisgracioli

A Ilha da Madeira é a principal ilha do arquipélago da Madeira, situado no Oceano Atlântico, o qual também faz parte Porto Santo, Ilhas Desertas e Ilhas Selvagens e a Região Autônoma da Madeira a qual a capital é a famosa Funchal. Com origem vulcânica e 742,4 km² o cenário é formado por extensa flora exótica com clima subtropical, apoiados em dias ensolarados com temperatura da água do mar entre os 26 graus de verão e os 17 graus de inverno e muitos turistas. A ilha já foi cenário de filmes, e famoso por  mostrar que a famosa Imperatriz Elizabeth, da Áustria, também chamada de Sissi, se apaixonou pela ilha. Na trilogia de filmes da década de 50, protagonizada pela atriz Romy Schneider, a Madeira recebe a jovem princesa com 26 anos, para se recuperar de uma doença pulmonar e fugir do rigoroso inverno austríaco e da pressão da corte. Atualmente uma bela estatua diante do Casino Park Resort, um edifício inspirado por Oscar Niemeyer, hoje também um ponto turístico representa sua passagem pela ilha.

Para quem procura reunir cultura e natureza em uma mesma viagem a Madeira é um destino perfeito por apresentar opções de mergulhos que garantem encontros com tartarugas e peixes coloridos, corais e em passeios de barco, é possível avistar golfinhos e baleias.  As florestas também merecem destaque por oferecer trilhas e uma rica fauna e flora, os mercados são uma programação a parte que, somadas à gastronomia, fazem da ilha um destino apropriado para todas as idades.

 A gastronomia

A cozinha madeirense é criativa e absolutamente deliciosa, focada principalmente nos produtos do mar, incluindo seus temperos e frutas locais. Com isso, as refeições se tornam banquetes incríveis como aqueles feitos no Olimpo, segundo a mitologia grega, com iguarias para experiências gastronômicas inesquecíveis.

As levadas

Há mais de quatrocentos anos, os colonizadores da Madeira começaram a construir canais de irrigação na ilha, para levar água do norte do seu território para o sul. Os mais recentes têm quase oitenta anos e formam caminhos belíssimos para caminhadas em meio à vegetação nativa, onde é fácil relaxar, conectar-se com a natureza e conhecer a verdadeira Ilha da Madeira.

As praias

O Arquipélago da Madeira tem duas ilhas habitadas: a Ilha da Madeira e a Ilha do Porto Santo. A primeira tem lindas praias de cascalho ou areia escura, todas de água transparente, além de piscinas naturais fenomenais. Já Porto Santo tem praias de areia dourada e água bem azul para aproveitar os dias de sol.

A Floresta Laurissilva

Assim como a Floresta Amazônica no Brasil, a Floresta Laurissilva é um bioma rico e único no mundo. A diferença é que este ecossistema está espalhado pelas ilhas da Macaronésia (Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde) e possui uma área muito menor que a floresta brasileira. É um local de natureza exuberante que vale a pena explorar.

A Fajã dos Padres

Este pequeno oásis na Ilha da Madeira é um tesouro bem escondido, acessível apenas por barco ou teleférico. É uma pequena extensão de terra à beira-mar junto de uma rocha, um refúgio que reúne um pouco de tudo que a ilha tem de bom: praia, natureza e até um delicioso restaurante e casas para se hospedar.

Turismo de aventura

A Madeira dispõe de um leque de atividades para todas as idades e gostos, seja para os turistas que procuram relaxar ou aqueles que adoram viver emoções em meio à natureza. Caminhadas, passeios de mountain biking, escaladas, canyoning e outras opções garantem muita adrenalina, sempre com total segurança.

Piscinas naturais

As Piscinas Naturais do Porto Moniz e do Seixal são de água salgada, compostas por rochas de origem vulcânica, onde o mar entra naturalmente. Encontram-se na costa norte da ilha da Madeira, e têm uma soberba vista sobre o Atlântico e sobre toda a costa. Indicadas para um excelente dia de praia.