Terras do Norte

O berço de Portugal

0
852
Portugal

Por Cristiane Gracioli

Cris
@crisgracioli

Castelos milenares, igrejas, santuários e monumentos arquitetônicos valiosíssimos e raros em cenários de campo e cidade, de mar e montanha. O Norte é também lugar de aldeias em granito, monumentos religiosos, edifícios seculares e uma forma de vida singular, que preserva as tradições e a autenticidade. Aos amantes do vinho, o endereço perfeito. Destaco algumas cidades fantásticas para dias de descanso e prazeres gastronômicos para dez dias de passeio.

Viana do Castelo: A cidade conta com uma identidade extremamente ligada à pesca e à ourivesaria. Basta um passeio junto ao rio ou ao Museu do Traje para compreender sua identidade. A cidade proporciona o melhor da cultura minhota (do Minho) e a simpatia de seu povo. Visite o centro Histórico e o famoso Monte de Santa Luzia e o Santuário.

Ponte de Lima: A alma do Minho encanta por sua vida de ritmo calmo diante do Rio Lima, e pelas alamedas de plátanos . A magnífica ponte romana é uma atração que deve ser visitada. Faça o percurso histórico e confirme as riquezas dessa linda cidade.

Parque Nacional da Peneda-Gêres: Natureza exuberante, animais raros como lobos, raposas e garranos (cavalos de pequeno porte, únicos no mundo) O Parque Nacional da Peneda-Gerês é uma área protegida de Portugal, na verdade um santuário com 700 quilometros quadrados de vegetação entre a Serra do Gêres e a cadeia montanhosa de Peneda.a região é rica e se puder deixar três dias para explorar.

Castelo
O Castelo de Castro Laboreiro é um dos pontos turísticos que fica no Parque do Gerês. Ele está a 1033 metros de altura, no município de Melgaço. Trata-se de uma fortaleza da época medieval, que apesar de estar basicamente em ruínas, preserva parte de suas grandes paredes e dois portões, onde se destaca a Porta do Sapo.

Vale do Douro: A programação aqui é aproveitar a paisagem, visitar as vinícolas e desfrutar da dos bons vinhos harmonizado ás riquezas gastronômicas locais. A cada curva da estrada, e são milhares, vale parar para conhecer as quintas. É muito importante agendar as visitas em algumas marcas mais conhecidas, além de verificar as datas para o passeio pelo rio Douro. Algumas sugestões: Quinta do Crasto, Quinta da Casa Amarela, Quinta do Seixo, Quinta do Vale de Santa Maria, Quinta do Panascal e Quinta da Terra Feita de Cima.

Porto: A Cida oferece o antigo e o novo, ambos imperdíveis. A cidade do Porto é marcada pelos casarios e a vista inigualável do rio e, com organização e roteiro na mão, é possível ver muita coisa em apenas dois ou três dias. Setorize! Torre dos Clérigos, Livraria Lello & Irmão, Palácio da Bolsa (faça a visita guiada para compreender seus tesouros), Estação São Bento , Igreja de São Franscisco, e claro, a Ribeira e a Ponte D. Luis. Você pode subir na ponte também, e descer a pé para a Ribeira, partindo da Sè do Porto. Se gostar de futebol visite o Estádio do Dragão, mas lembre-se de agendar.

Guimarães: O berço de Portugal, uma cidade que se desfruta em meio dia passando pelo castelo mais antigo do país e uma visita ao Palácio dos Duques de Bragança, com algumas salas no seu interior compõem um museu, onde se destacam tapetes persas, tapeçarias flamengas (com temática sobre as conquistas portuguesas no Norte de África) e pinturas, como o Cordeiro Pascal de Josefa de Óbidos ou o retrato de D. Catarina de Bragança. Em homenagem às proezas marítimas dos portugueses, o teto da sala de banquetes reproduz o casco virado de uma caravela.

Braga: na cidade se encontra a catedral mais antiga do país, a Sé. Sua construção data do ano de 1070 e a presença de diversos estilos é o que lhe confere uma arquitetura tão rica, ainda que a predominância seja românica. É lá que estão enterrados Dom Henrique e Dona Teresa, pais de Dom Afonso Henriques, o primeiro rei. Mas a principal atração da cidade é mesmo o Santuário do Bom Jesus do Monte, no alto de uma colina que diariamente recebe fiéis e turistas dispostos a subir a sua escadaria com mais de 600 degraus, sendo o segundo ponto de turismo religioso mais visitado de Portugal, atrás apenas de Fátima.