Plantas na decoração de Natal

Paisagista explica quais as melhores espécies para decorar a casa durante as festas

0
1153

Com a proximidade das festas de fim de ano, além dos presentes, a primeira coisa em que pensamos é na decoração de casa. E, claro, as plantas na decoração de Natal possuem uma função primordial neste quesito.

Para quem não abre mão de ter o tradicional pinheiro em sua decoração de Natal, a paisagista Carol Quinan explica que esta é uma planta que requer bastante cuidado, principalmente após as celebrações. “O pinheiro possui um rápido crescimento de sua copa e suas raízes e, então, após a sua ‘função’ como árvore de Natal, é imprescindível que ele seja transplantado em outro local. Um vaso maior, uma jardineira ou um canteiro. Assim, ele conseguira se desenvolver. Outro fator importantíssimo para essa espécie é a incidência solar. Se você não possui um espaço grande para que ele fique recebendo luz solar durante todo o tempo, pelo menos o deixe o mais próximo possível da janela”, relata.

Mas a decoração não se resume, apenas, à árvore. Segundo a paisagista, as plantas que você já tem em casa podem ser um diferencial para compor o seu Natal, deixando-o mais exclusivo e personalizado. Com a base nas cores natalinas, como verde, vermelho e dourado, é possível fazer algo lindo e bem moderno.

“O Natal tem cores definidas e as plantas, inclusive, que são usadas nessa decoração são por causa dele, então, como a grande maioria das plantas já são verdes, use e abuse da folhagem das espécies que você tem em casa e insira detalhes vermelhos como a toalha de mesa e adornos. Vai dar um visual muito interessante. A Espada de São Jorge, por exemplo, vira um arranjo moderno quando colocada dentro de um vidro bonito”, indica Carol.

Além disso, é possível, também, sair do tradicional vermelho e ousar em outras tonalidades, pensando na decoração do Natal, em si, e, também, no layout já existente. “Árvore de Natal não precisa ser, necessariamente, um pinheiro. Ficam lindas as árvores que fogem do convencional. Sermos arrojados e modernos, sem medo de arriscar. É muito importante ressaltar que você pode aproveitar o que já tem em casa, à sua disposição, criando ambientações que vão seguir mesmo após as festas”, conta.

Para finalizar, a paisagista revela que o uso de frutos também pode ser uma ideia incrível para a decoração. Basta usar a criatividade. “Os frutos partidos, por exemplo, com o interior avermelhado, podem fazer a diferença no layout natalino. Figo, uva, goiaba, morango… todos se encaixam no tema e o que vale é usar a criatividade para criar uma ambientação natural e linda. O importante é usar do bom senso e do bom gosto, criando algo harmonioso”, encerra Carol Quinan.

Fonte: MÃO DUPLA COMUNICAÇÃO