Arquitetura Facial: estratégias para o envelhecimento saudável da pele

Médico especialista explica como funciona os protocolos personalizados para os cuidados com a pele

0
253
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Contínuo, gradual e natural. Essa é a definição do processo de envelhecimento, que tem início na fase adulta e traz impactos e sinais ao corpo. Quando o assunto é pele, falamos do órgão que mais transparece os sinais da passagem do tempo, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

A boa notícia é que este processo pode ser muito mais prazeroso, leve e saudável, de acordo com o médico pós-graduado em Tricologia Médica e Dermatologia Clínica e Cirúrgica, Dr. Danilo S. Talarico.

De acordo com o médico, é preciso pensar em protocolos individualizados e personalizados, para criar estratégias para o envelhecimento saudável da pele. Acompanhe a entrevista completa a seguir:

 

Personalização de protocolos para a pele

“A personalização ou individualização é um dos pilares primordiais para executar uma medicina de excelência”, reforça Dr. Danilo. De acordo com o médico, a estruturação facial requer senso estético e a expersite do profissional para avaliar as melhores escolhas para o paciente.

 

Existem tratamentos imprescindíveis?

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

“Os bioestimuladores estão dentro dos tratamentos que podemos considerar insubstituíveis, mesmo em faces que necessitam de técnicas mais avançadas e especializadas. Eles são minhas prioridades no tratamento dos pacientes”, explica Dr. Danilo. De acordo com ele, existem também combinações que permitem potencializar e trazer resultados ainda mais visíveis contra o envelhecimento da pele. “Com as tecnologias aliadas, temos um match perfeito: os lasers produtores de colágeno, o ultrassom microfocado e a rádio frequência microagulhada são algumas tecnologias que associo aos bioestimuladores”, reforça.

 

 

 

Quando devem se iniciar os cuidados com a pele?

O médico explica que os cuidados com a pele iniciam desde a primeira infância, principalmente para garantir benefícios a longo prazo. “O uso do filtro solar no cotidiano a partir dos 12 anos de idade é o primeiro passo para cuidar da pele. Quando se trata do famoso skincare, podemos intervir desde a primeira fase adulta, visto que aos 28 anos iniciamos a redução na formação de colágeno e elastina, responsáveis pela nossa aparência jovial”, relembra Dr. Danilo.

 

É possível reverter os sinais do envelhecimento precoce?

“É sim, e desejável. O principal é tratarmos a qualidade da pele, o que chamamos de skinquality, visto que não existe pele bonita sem ser saudável”, reflete o especialista. De acordo com ele, o ideal é apostar em tratamentos tecnológicos como a Eletroderme (rádio frequencia microagulhada) e no ultrassom microfocado para segunda e terceria década de vida.

“Para quarta e quinta décadas, costumo acrescentar os bioestimuladores injetáveis líquido e sólidos (Fios de Pdo). Por fim, na sexta utilizamos poderosas tecnologias como os laser ablativos e o peeling profundo”, finaliza.

Clique aqui e siga a Z Magazine no Instagram!