Dia da mulher: 5 lições de Iris Apfel, ícone fashion de mais de um século

Como a estilista de 102 anos, Iris Apfel, ensinou as mulheres e o público da moda a serem mais autênticos

0
171

Há exatamente uma semana atrás, o mundo perdeu um dos maiores ícones fashion que a moda já avistou. Iris Apfel, designer de interiores faleceu aos seus 102 anos e até seu último dia provou que estilo e personalidade vão além de modismos e tendências, em qualquer idade. Sempre acompanhada de seus óculos de grau redondos e looks coloridos e ousados, a artista estampava confiança e ainda reiterava “vestir-se de acordo com a idade é uma grande idiotice”. Mas afinal, quem foi esse grande ícone da moda?

Iris Apfel nasceu em Nova York, em 1921, e desde pequena já conviva com o universo fashionista. Enquanto seu pai era designer de jóias, sua mãe era dona de uma boutique de roupas femininas, o que inspirou a jovem a cursar Artes quando mais velha.

Seu primeiro trabalho foi no jornal Woman’s Wear Daily, com conteúdo focado totalmente em moda. Mas, foi em 2005, aos 84 anos, que Iris ganhou maior notoriedade em sua exposição de jóias no Metropolitan Museum of Art, que rapidamente caíram no gosto do público que desejaram as suas peças. E não foram apenas as peças que chamaram a atenção, já que, seu estilo autêntico e ousado eram referência para muitas mulheres que buscavam seu espaço na moda, mas se sentiam intimidadas pelos padrões.

Em comemoração ao Dia das Mulheres, a Z Magazine separou 5 lições de Iris Apfel que foram responsáveis por quebrar alguns padrões do universo da moda.

Seja você mesma

Se tinha algo que Iris era conhecida, era por seu estilo autêntico, e embora pudesse ser olhado com preconceito por muitos, a estilista nunca escondeu que era aquilo que fazia parte de sua personalidade. Para a artista, o grande diferencial em ser autêntico é ser fiel ao que você gosta, e não seguir o que está em alta ou utilizado por outras pessoas.

A moda deve ser divertida

Diversão é uma das primeiras palavras que vem na cabeça quando olhamos para os looks coloridos de Iris. Porém, a diversão com a moda não vem apenas nas cores e sim no prazer em sermos nós mesmos e podermos nos expressar enquanto montamos os nossos looks.

A idade é apenas um número

Para um ícone que viveu mais de um século de moda, é difícil pensar que em algum momento Iris deixou de pensar naquilo que lhe tornava feliz. Para a artista, idade nunca foi um problema para usar as suas roupas e sim, um complemento que embelezava os seus looks e composições. Inclusive, um de seus atributos preferidos eram suas rugas, que, para ela simbolizavam seu crescimento, além da força e coragem ao longo da vida.

A versatilidade da moda

Um dos princípios de moda mais reforçado pelas fashionistas é a versatilidade das peças de roupas e acessórios. Para Iris, a regra sempre existiu, já que ao conviver com sua mãe aprendeu a pensar em diversas composições com apenas uma peça, o que prova que a moda não é sobre as roupas e sim sobre quem as usa.

Viva intensamente

E, para finalizar, uma das maiores lições da estilista que fica conosco é a de viver intensamente.  Até seus últimos anos de vida, Iris seguiu fazendo aquilo que amava, provando que as possibilidades do mundo são praticamente inesgotáveis, seja na moda ou em qualquer outra área de atuação. Para a estilista, a vida deveria ser celebrada a cada dia, ainda mais quando a moda está disponível para fazer de todas nós, mulheres, seres ainda mais únicos.

*Fotos: Pinterest.