Inverno chegando: nutricionista explica cuidados com a alimentação no frio

Nutricionista Dani Borges ensina como se alimentar de forma saudável e equilibrada durante o inverno

0
338
Foto: reprodução Pinterest
Foto: reprodução Pinterest

O inverno está batendo à nossa porta, e com ele vem aquela vontade irresistível de se aconchegar em cobertores e desfrutar de comidas quentes e reconfortantes. No entanto, é importante lembrar que manter uma alimentação saudável nessa estação é fundamental para cuidar da saúde e do bem-estar. A nutricionista Dani Borges, compartilha dicas sobre como se alimentar adequadamente durante o frio.

Segundo a especialista, no inverno, é comum diminuirmos o consumo de frutas e a ingestão de água, mas é fundamental manter esses hábitos saudáveis mesmo nessa época. “As frutas são fontes importantes de vitaminas e antioxidantes, que fortalecem o sistema imunológico. E a hidratação adequada é essencial para o bom funcionamento do organismo”, alerta Dani.

Além de manter o consumo de frutas e água, a nutricionista destaca outras dicas para uma alimentação equilibrada durante o inverno:

Foto: Canva
Foto: Canva

Aproveite as sopas e caldos:
Nada melhor do que uma sopa quentinha para aquecer o corpo no inverno. Aposte em caldos nutritivos, como de legumes, feijão ou lentilha, que além de aquecer, fornecem vitaminas, minerais e fibras.

 

Foto: Canva
Foto: Canva

Incremente as saladas quentes:
Mesmo no frio, não deixe de incluir saladas em suas refeições. Opte por saladas mornas, acrescentando vegetais cozidos, grãos e proteínas como grão de bico.

 

Foto: Canva
Foto: Canva

Varie nas fontes de proteína:
Aproveite o inverno para experimentar diferentes fontes de proteína, além de carnes, peixes e aves, aproveite os benefícios de alimentos como leguminosas e algumas sementes, como de abóbora. São opções saborosas e nutritivas que podem complementar as refeições.

 

Foto: Canva
Foto: Canva

Invista em chás e infusões:
Além de aquecer, os chás e infusões são ótimas opções para aumentar a hidratação. Experimente sabores como gengibre, camomila, hortelã e canela, que também possuem propriedades benéficas para a saúde.

 

Foto: Canva
Foto: Canva

Não esqueça dos alimentos ricos em vitamina D:
Com a redução da exposição solar no inverno, é importante garantir uma boa ingestão de vitamina D. Aposte em alimentos como cogumelos. E tente se expor ao sol sempre que possível.

Para finalizar, Borges destaca a importância de manter um equilíbrio nas escolhas alimentares e adaptar a alimentação de acordo com as necessidades individuais. “O inverno é uma época para se cuidar e aproveitar alimentos nutritivos e saborosos. Lembre-se de ouvir seu corpo e buscar o acompanhamento de um nutricionista para uma orientação personalizada”, ressalta a nutricionista.

Clique aqui e siga a Z Magazine no Instagram!