Higiene dos pinceis

Como limpar e organizar os itens que te ajudam a fazer a maquiagem

0
802
higiene dos pinceis

Pincéis limpos e produtos organizados. Se essa ainda não é a realidade da sua penteadeira, nesta página você vai encontrar truques e dicas infalíveis para tornar esse sonho uma realidade. Convidamos a expert em maquiagem Najuh Mantovani para te ajudar nessa missão de higiene dos pinceis. Confira as dicas!

Como lavar pincéis?

Antes de responder a essa pergunta, vale a pena entender porque higienizar os pincéis com regularidade é extremamente importante: “eles podem acumular bactérias e micro-organismos que fazem muito mal para a pele, causando acne, entupimento de poros, reações alérgicas e, em casos mais graves, infecções”, explica Najuh.

Como qualquer apaixonada por beleza preza não só por uma boa maquiagem, como também pela saúde da pele, vale a pena anotar o passo a passo sugerido pela maquiadora:

  1. Lave os pincéis com água e shampoo no mínimo uma vez por semana.
  2. Use shampoo de bebê e faça movimentos circulares com o pincel na palma da sua mão para lavar.
  3. Enxágue e repita até que a água e espuma saiam limpinhas. Não use condicionador caso as cerdas sejam sintéticas ou naturais de boa qualidade.
  4. Para secar, posicione-os deitados em uma toalha por até quatro horas.

Dica

Najuh lembra que, em casos emergenciais, é possível optar por uma solução rápida: “coloque álcool 70% em um papel toalha e faça os mesmos movimentos circulares para remover todo o resíduo possível. Lembre-se que essa técnica não subsistiu a lavagem. É apenas um quebra-galho!”, explica a expert.

Organize-se!

Organizar e descartar os produtinhos com validade vencida também deve estar na sua lista de afazeres. Afinal, é importante manter apenas aqueles que você realmente usa para não ocupar tanto espaço e ficar mais fácil na hora de se maquiar.

“Para fazer uma faxina na sua caixa de maquiagens, analise se o produto está vencido, cheque a validade, cheire e analise a textura do produto. Também vale refletir se ele ainda serve para o seu tipo e tom de pele, e se você ainda usa!”, conta Najuh.

E, calma! Se você acha que depois de todo esse trabalho, o correto é colocar todos os produtos em uma única nécessaire, a expert finaliza: “O melhor jeito de reorganizar é em gavetas com organizers de acrílico, separando tudo por categorias. Procure não armazenar nada em banheiros, e sim em lugares arejados e com pouca umidade”.