CASACOR: confira os tons que prometem ser tendência de decor

A mostra carioca acontece até 30 de maio e conta com as principais tendências de cores e docoração para 2021

0
752
unnamed 6
Imagem: Divulgação
Verdes, terrosos, rosas ou azuis. Vibrantes ou opacos. Dourados. Pretos e brancos. São muitos os tons que se destacaram na CASACOR do Rio de Janeiro, mas todos foram determinados pela paleta de cores da casa principal. Com tantas fontes para se inspirar, o elenco, formado por 57 profissionais entre arquitetos, designers de interiores e paisagistas, soltou a imaginação e utilizaram mais de 1.700 litros de tinta nos 38 ambientes com cerca de 60 cores diferentes. É uma paleta que se impõe, e os arquitetos trabalharam várias nuances dentro dela para mostrar o poder das cores certas em ambientes comuns da casa. Confira algumas tendências de cores em decoração que apareceram no evento para este ano:

Tons Naturais 

unnamed
Imagem: Divulgação

Os tons terrosos, verdes e beges estão entre os mais usados, assim como as texturas de pedras naturais, argila, tijolo e madeira. No Jardim do Café, do arquiteto Ricardo Portilho, as cores naturais dos bambuzais parecem pular para o banco criado pelo Estúdio Design Noel Marinho, com azulejos desenhados pelo mestre do modernismo. Na Casa UP para Metalmarco, pensada para se integrar ao jardim do entorno, os tons naturais estão por toda a parte: do verde do aconchegante sofá ao terracota da roupa de cama.

Rosa

unnamed 1
Imagem: Divulgação 

O tom original (Terra de Fogo, das Tintas Coral) pode ser visto de pertinho em diversos espaços como a Varanda do Casal, decorada pela paisagista Anna Luiza Rothier; o Chá Bar, de Roberta Nicolau; ou o Casa Bistrô, de Maurício Nóbrega. Mas há também o rosé gold usado no ambiente Essência dos Aromas, de Kilze Ney Guimarães, e um rosa pastel que aparece na Suíte Íntima do Hóspede, criação de Tatiana Lopes e Tatiana Pessoa Mendes.

Azul 

unnamed 2
Imagem: Divulgação

As cerâmicas que estão por toda a parte nos jardins e varandas da casa inspiraram as arquitetas Lucilla Pessoa de Queiroz e Renata Caiafa Quintanilha, que apostaram no azul em seu Banheiro. O tom aparece em todo o divertido mobiliário desenhado pela dupla exclusivamente para o ambiente e, também, nas cerâmicas usadas por Denise Stewart em uma instalação no interior do espaço.

Branco

unnamed 3
Imagem: Divulgação

A cor foi opção da dupla Ângela Leite Barbosa e Daniel Marques Mendes para os portais de sua Suíte do Hóspede e deu um destaque ainda mais especial à belíssima azulejaria original do banheiro. Paola Ribeiro também apostou no tom em seu Quarto de Casal. Ele está em parte do mobiliário, nos tecidos da roupa de cama e das cortinas e especialmente nos elementos originais da arquitetura da casa como portais, portas e estantes. Mas, em nenhum ambiente, ele tem tanta importância como na Pequena Sala de Estudos, de Lia, Felipe e Betina Siqueira. Ali, o tom funciona tanto como rebatedor da luz natural que entra pelas janelas do espaço, quanto para trazer frescor, sossego e simplicidade ao ambiente, de pé-direito altíssimo e imponente.

Vermelho 

unnamed 4
Imagem: Divulgação

A cor parece ser impossível de usar em ambientes sem pesar a decoração. Mas um exemplo é a porta em ferro, cheia de detalhes inspirados na arquitetura do palacete, criada pela arquiteta Vivian Reimers para sua Livraria. O espaço, construído em meio ao jardim, se abre para o verde criando uma ambientação que promete encantar os amantes da leitura. Mas também há pontos de vermelho nos bancos criados por Ivan Rezende no seu Pátio da Escultura; em uma das obras de arte selecionadas por Mario Costa Santos, para a sua Sala de Arte “Contemplação”; e no neon usado por Caco Borges e Carolina Haubrich, no Home Office & Games.

Cinza e neutros 

unnamed 5
Imagem: Divulgação

No Hall de Entrada, Rodrigo Jorge resolveu criar uma ambientação bem clássica em homenagem à história da casa, o que fica claro na escolha das cores do espaço: grafite, quase preto, nas paredes; e dourado, no teto. Já Luiz Fernando Grabowsky optou por tons mais neutros em sua Sala do Piano. Nas paredes, o branco. No teto, listras cinzas e brancas. E no salão, uma mistura de móveis de design nacional dos séculos XIX, XX e XXI.

Verde

unnamed 6
Imagem: Divulgação

Mas nenhum tom aparece tanto como o verde. Os 12 mil metros quadrados de jardins com espécies da Mata Atlântica foram, sem dúvida, uma grande inspiração para os profissionais que levaram a cor para dentro dos ambientes. Seja com plantas, no mobiliário e nas paredes, o verde está por todos os lados. Destaque para o Jardim de Inverno, de Jean de Just, que traz literalmente o jardim para dentro da casa; e para a Sala de Banho Deca, de Beto Figueiredo e Luiz Eduardo Almeida, que usaram um tom bem escuro para ressaltar ainda mais a banheira de mármore original do espaço, que teria pertencido à Imperatriz Teresa Cristina.