Simple Organic traz alternativas para reduzir o consumo de plástico na rotina de beleza

Maior marca de beleza natural e orgânica brasileira a Simple Organic é pioneira na não utilização de embalagens e a ter pontos de logística reversa em suas mais de 20 lojas espalhadas pelo país

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Sacos Simple Organic
Imagem: Divulgação

Para que possamos ter ruas, oceanos e comunidades mais limpos, além de repensar a nossa relação com o mundo, o movimento global Plastic Free July vem ganhando força. No Brasil, algumas marcas refletem tal conscientização em seu DNA desde sua fundação, como a Simple Organic, maior marca brasileira de cosméticos orgânicos, veganos, naturais, cruelty-free e sem gênero.

Sacos Simple Organic
Imagem: Divulgação

Atualmente, com a explosão do consumo de plásticos na pandemia e a baixa porcentagem de reciclagem de materiais, a questão ficou ainda mais latente. Neste cenário, a Simple Organic acredita que o hábito de reutilizar é de extrema importância. Por isso, a marca evita o uso de plástico frequentemente utilizados envolvendo embalagens secundárias e oferece para os consumidores packs de tecido que podem ser reutilizados como nécessaires ou porta-objetos.

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Imagem: Divulgação

Em todas as vendas da marca, tanto em lojas físicas quanto online, os produtos são entregues em embalagens de tecido. “Desde o começo da Simple Organic, buscamos causar o menor impacto para a sociedade, desde a extração das matérias-primas até o descarte consciente das embalagens. Por isso, optamos por itens de vidro sempre que possível e acompanhamos de perto todo o processo de economia circular”, explica Patricia Lima, CEO e fundadora da marca.

Além do uso do tecido, a marca oferece a logística reversa em todas as suas lojas e quiosques espalhados pelo Brasil. Existem mais de 20 pontos de coleta nas lojas físicas, o que permite o descarte consciente dos frascos e embalagens e a reciclagem destes itens. “Para você ter uma noção, o Brasil é o quarto maior produtor de lixo do mundo – perdendo apenas para os Estados Unidos, China e Índia. Além disso, nosso país recicla apenas 3% de todo esse lixo produzido. Cabe a nós lutar para mudar esse cenário”, diz Patrícia.

No portfólio da marca figuram exclusivamente cosméticos livres de plástico em sua composição, sem parabenos (plásticos) e microplásticos como os presentes em esfoliantes com fórmulas sintéticas, o que contribui para um mundo cada vez mais longe da poluição plástica.