Conheça o chocolate que faz bem para a pele

Em quantidades adequadas, o alimento pode ser um grande aliado da beleza

0
1456

O cacau, fruto utilizado para fabricação do chocolate, é um alimento funcional que traz inúmeros benefícios para a saúde, além de promover a sensação de bem-estar. Com a Páscoa se aproximando, surgem diversas opções de doces para comemorar a data, o que torna praticamente impossível ficar imune ao consumo. Porém, é preciso ter consciência da quantidade e do tipo de chocolate consumido para não afetar diretamente na saúde da pele.

Para evitar

A dermatologista Claudia Marçal afirma que as versões branca e ao leite devem ser evitadas por conta da quantidade de açúcar e gordura presentes, que podem favorecer inflamações e envelhecer a pele.

“Alimentos com gorduras, açúcares e hidratos de carbono, como os chocolates ao leite e branco, têm alto índice glicêmico. Muitos estudos sugerem que a alta carga glicêmica na dieta habitual está envolvida com a ocorrência e gravidade da acne em pacientes predispostos, na medida em que influencia na secreção sebácea. A gordura e o leite presente em chocolates podem colaborar também para o agravamento do quadro”, explica a dermatologista.

Consuma com moderação

A opção deve ser por chocolates menos calóricos, como o amargo, que traz alta concentração de cacau, um poderoso antioxidante. Chocolates com mais de 50% de cacau fornecem os benefícios do fruto e podem ser ricos em vitamina C, vitamina E, cálcio, fósforo, ferro, potássio e sódio. Com menos quantidade de carboidratos e açúcar, o chocolate amargo tende a ser uma boa opção, pois ele ajuda a combater doenças cardiovasculares, tem ação antioxidante e anti-inflamatória. Mas atenção à dose: 30g ao dia é o recomendado. Portanto, um ovo de chocolate pode ser consumido, em média, em uma semana.

Benefícios

De acordo com a médica, o cacau em si é um alimento extremamente benéfico, aliado da saúde e da pele. Por conter propriedades antioxidantes, a iguaria protege a pele da ação danosa dos radicais livres, estimulando a renovação celular. Além disso, possui um alto poder de hidratação.