4 dicas fáceis para manter a pele hidratada

Saiba amenizar os impactos da estação mais fria do ano

0
1326

E a temperatura cai novamente para lembrar as brasileiras que o inverno não acabou! O que muitas ainda não sabem é que, com o frio, a atenção que devemos ter com a pele é redobrada. O vento, a umidade do ar e as baixas temperaturas fazem com que ela perca água e resseque mais facilmente. A Z listou 4 dicas fáceis para manter a pele hidratada e amenizar os efeitos da estação mais fria do ano. Confira:

Atente-se a sua alimentação

Para manter o corpo aquecido durante essa época, nosso organismo gasta mais energia e, por consequência, sentimos mais fome. O problema é que acabamos optando por comidas muito calóricas, como carboidratos e açúcares, que causam a degradação do colágeno da pele e ocasionam o envelhecimento cutâneo precoce.

Uma boa dica aqui é substituir o chocolate ou achocolatado por cacau em pó (50% ou mais), que é antioxidante e ajuda na manutenção de uma pele hidratada e saudável. Lembre-se também de beber de 2 a 3 litros de água por dia. Consuma chás, sucos e sopas com ingredientes ricos em vitaminas e minerais.

Hidrate-se

Em primeiro lugar é importante saber que, se você não consumir água, nem o melhor hidratante do mundo vai trazer o resultado desejado. Os hidratantes atuam por osmose, criam uma barreira na pele que evita a perda excessiva de água e, por fim, o ressecamento. A dica é apostar em hidratantes específicos para cada área do corpo e para o seu tipo específico de pele. Além disso, utilize também antioxidantes, como a vitamina C, e substitua produtos que contenham óleos minerais por óleos vegetais, que tem uma maior compatibilidade com a pele.

Evite banhos quentes

Evite tomar banhos muito quentes ou demorados com muito sabão, pois isso contribui para a perda do manto hidrolipídico (produzido pelo organismo), o que facilita a penetração de bactérias e alérgenos. Outro problema é que a água quente também estimula as glândulas sebáceas, aumentando a oleosidade no topo da cabeça e no rosto. Por isso, tome banhos mornos e aproveite para deixar a pele hidratada com óleos específicos. No pós-banho, com a pele limpa, é o momento ideal para aplicação de hidratantes, já que a absorção é mais eficaz.

Não se esqueça do protetor solar

Mesmo nos dias mais nublados a sua pele fica exposta aos raios ultravioletas tipo A e B, que possuem alto poder de penetração. Por isso, o uso contínuo de protetor é imprescindível. Se sua pele for oleosa, opte por produtos oil free, que possuem textura mais leve. É recomendado o uso de 1g de produto por aplicação (o que equivale a uma colherzinha de café). Prefira produtos que contenham proteção mínima de FPS 30, que atuam na preservação do colágeno e evitam o surgimento de manchas.