Quando Cristóbal Balenciaga decide fechar seu ateliê, em 1968, a maison vive 18 anos esquecida pelo público até que o grupo familiar The Bogart Group comprasse e revivesse a marca nos anos 80. A era de ascensão foi quando Nicholas Ghèsquiere tornou-se o novo diretor criativo e desenvolve a primeira it bag da Balenciaga, a “Motorcycle Bag”. Em 2012, Alexander Wang ocupa o cargo da diração critava porém não agrada ao público ainda que fiel da maison. Demna Gvasalia, em 2015, substitui Wang e inaugura uma nova era de sucesso na marca ao lançar o “Triple S”, conhecido como Ugly Sneakers, e o tênis-meia que fazem sucesso até hoje.
Chegando em 2021, Gvasalia assume a responsabilidade de trazer de volta a Balenciaga para a temporada de alta-costura. A re-estreia da marca aconteceu cheia de surpresas e referências como por exemplo, a conta do Instagram da Balenciaga teve todas as fotos apagadas dias antes do desfile. Após a apresentação, que aconteceu no ateliê original de Cristóbal na Avenue George V, as fotos de cada look do haute couture foram postadas, simbolizando o recomeço da maison na temporada.
A respeito das roupas, Gvasalia tentou reproduzir diversos looks de Cristóbal durante a época em que a casa começou, porém, o fundador da marca nunca desenvolveu uma coleção masculina. Mas em 2021, para o diretor criativo a ideia de gênero não fazia sentido portanto as roupas não possuem diferença entre masculino e feminino. Além disso, a alta-costura de Demna mostra que não é necessariamente sobre vestidos luxosos e cheios de bordados elaborados que exigem formalidade. Entre os 63 looks, é possível ver de sobretudos até o básico jeans + camiseta, refletindo sobre o propósito de trazer peças bem construídas e feitas sob medida. Nas fotos da apresentação da coleção, cada look aparece numerado dando referência aos desfiles de antigamente, onde as modelos entravam com placas enumeradas no intuito de facilitar as encomendas vindo da plateia.