Após os feriados, é comum voltar à rotina com o corpo inchado e uns quilinhos a mais devido ao excesso de alimentos que não estão inseridos no dia a dia, principalmente os doces e chocolates. Por isso, a prática de exercícios físicos se torna ainda mais importante.

Além de trazer inúmeros benefícios para a saúde física, as atividades liberam serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar. O profissional da Strong By Zumba, Giuliano Cangiani, elencou cinco exercícios práticos para serem realizados em qualquer lugar com o peso do próprio corpo que trabalham o sistema cardiovascular e tonificam a musculatura como um todo. Confira:

  1. Agachamento

Com diversas variações, o exercício é muito eficaz para trabalhar os membros inferiores, em especial coxas e bumbum. “É importante atenção na execução: pés alinhados com os ombros, tronco reto ao agachar, sempre olhando para frente, mantendo o peso nos calcanhares sem deixar que os joelhos ultrapassem a linha do pé”, explica Giuliano.

  1. Avanço

Também é focado nos membros inferiores. É um exercício intensivo para quadríceps, gêmeos, glúteos e bíceps femorais. Tome cuidado com a angulatura dos joelhos, é importante que estejam sempre a 90°.

  1. Prancha

Este exercício é focado na concentração de força isométrica que envolve manter-se em uma posição por um longo período. É o ideal para quem quer fortalecer a musculatura do abdômen e da região da coluna. Lembre-se de manter o corpo reto e a tensão focada nessa região.

  1. Flexão de braços

Nada mais é do que o simples movimento de se empurrar do chão. O profissional afirma que, por trabalhar também o abdômen, este exercício é um dos mais completos para os membros superiores.

5. Polichinelos

Os polichinelos são extremamente importantes para aquecer o corpo. “Muitos costumam subestimar a importância desse exercício e o relacionam a uma atividade puramente aeróbica. Eles aumentam a frequência cardíaca e fazem os músculos trabalharem bastante”, finaliza o Giuliano.

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