Dia Mundial da Menopausa: como identificar sintomas e quais são os tratamentos indicados?

0
152
menopausa

A menopausa é a fase de vida em que ocorre a interrupção natural da menstruação, quando os hormônios femininos, como a progesterona e o estrogênio, não são mais produzidos pelos ovários.

No 18 de outubro, é celebrado o Dia Mundial da Menopausa, uma data que reforça a importância do autocuidado com a saúde feminina, especialmente de mulheres na faixa etária entre 45 e 55 anos, período que marca uma transição profunda na vida, quando elas deixam de menstruar e estar na idade reprodutiva, podendo, inclusive, vir acompanhada de maior risco para o desenvolvimento de doenças como o câncer de mama e osteoporose, por exemplo.

Diante disso, é fundamental que elas tenham conhecimento sobre a menopausa e busquem formas de tratamento adequadas e eficazes.

Segundo a CEO e fundadora da Plenapausa, Márcia Cunha, femtech com foco na saúde da mulher a partir da menopausa, sintomas como falta de energia, baixa libido, alteração de humor, insônia e ansiedade impactam em cerca de 80% das mulheres durante o período, conforme pesquisa realizada mais de 1000 mulheres.

Ainda de acordo com a pesquisa, 46% das mulheres entrevistadas não estão fazendo nada para aliviar os sintomas, enquanto 28% usam alguma vitamina ou suplemento e 17% fazem uso de algum medicamento fitoterápico. O fato é que a junção de alguns sintomas atrapalha de fato essas mulheres em suas rotinas – 46% das mulheres ouvidas, se sentem menos produtivas no trabalho, fora as alterações de humor, ansiedade, insônia e até depressão – e ter o conhecimento do que fazer para aliviar e viver melhor é fundamental.

Principais sintomas

O término da menstruação está associado a uma diminuição na produção dos hormônios sexuais femininos. Essas mudanças no organismo podem ser percebidas a curto, médio e longo prazos. Muitos especialistas explicam que alguns sintomas relevantes aparecem no período da transição para a menopausa e na pós-menopausa em geral.

De acordo com a Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (Sogesp), em um primeiro momento, a chegada da menopausa pode provocar calor, alteração no humor, tontura, dor de cabeça e baixa libido.

Tratamentos indicados

Nesta fase é fundamental que as mulheres busquem informações e tratamentos com o seu médico ginecologista, para que possam avaliar o seu diagnóstico e introduzir a forma mais eficaz de conforto e qualidade de vida. A Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) recomenda ações para minimizar os desconfortos causados pela menopausa:

1 – Pratique atividades físicas, principalmente exercícios aeróbicos e de fortalecimento da musculatura;

2 – Converse com o seu médico sobre o consumo diário de cálcio (uso de suplementos);

3 – Exercite seu cérebro em jogos de raciocínio e palavras cruzadas;

4 – Aprenda a ter bons hábitos de sono;

5 – Faça uma lista junto ao médico de prós e contras sobre a terapia de reposição hormonal.

 

 

A Plenapausa é uma plataforma dedicada a informações e produtos sobre essa fase da vida da mulher que já ouviu mais de 5000 mulheres e os sintomas de desconforto relatados por elas durante a menopausa se mantém os mesmos. “Como todo novo negócio, nós iniciamos a plataforma ouvindo o nosso público-alvo: mulheres na menopausa. Após a coleta dos relatos identificamos os cinco principais sintomas e, com isso, partimos para a fase de criação dos suplementos, buscando entregar em produtos soluções para aliviar e levar maior conforto para essas mulheres”, conta Márcia.

 

Para saber mais sobre o projeto, visite o site plenapausa.com.br

 

 

Plenapausa

Primeira Femtech no Brasil com foco na saúde da mulher a partir da menopausa e a missão gerar informação, cuidado e tratamento às mulheres durante essa fase. Recentemente a startup foi aprovada para o maior programa de aceleração da América Latina, o Inovativa Brasil.

 

Márcia Cunha

Fundadora e CEO da Plenapausa, Márcia é empreendedora de segunda viagem, graduada em Economia e MBA em Gestão Estratégica de Negócios pela FGV. Sempre inserida no universo feminino, formou-se em Psicanálise pelo CEP SP, a fim de compreender ainda mais as mulheres..