Dia Mundial do Rock: como conservar peças de couro por mais tempo

Quem ama um bom rock costuma não dispensar uma boa peça de couro, mas o tecido precisa de cuidados especiais para ter uma vida longa

0
172
Foto: Canva
Foto: Canva

É Dia do Rock, bebê! O dia que celebra o gênero musical no calendário também marca a celebração de um estilo de vida. Quem curte ouvir um rock costuma levar a estética a sério, e um dos tecidos mais queridinhos entre os fãs é o couro – que exige uma manutenção adequada.

Visando facilitar a manutenção e conservação da peça, o especialista Elvis Barreto, cientista da marca Nugget, traz dicas importantes:

É importante lembrar que o couro não lida bem com lugares fechados. O tecido precisa ventilar, por isso, mesmo quando o verão estiver no auge, não é recomendado guardar jaquetas, calças ou qualquer peça de couro dentro de baús, com capas de plásticos ou sem ventilação. O correto é deixar sempre sua peça pendurada em um cabide, com ventilação adequada, evitando mofo e rachaduras no tecido. Caso precise armazenar suas peças, use capas de TNT ou tule, que permitem que o ar circule.

As peças de couro também precisam estar bem hidratadas. Para uma vida mais longa do look, é recomendável usar produtos que sejam próprios para o tratamento de couro. Se você deseja fazer uma manutenção frequente da peça, como lustrar semanalmente, os mais indicados são os produtos líquidos, que já vêm com o aplicador correto.

É só passar uma camada no seu sapato ou roupa. O líquido também está disponível em preto, marrom, branco e incolor – ideal para peças coloridas, embora o preto seja a pedida no Dia do Rock. Além de manter a peça hidratada, também ajuda a manter a cor da peça viva e sem manchas esbranquiçadas.

Mas, caso o armazenamento não tenha sido correto ou sua peça precise de uma limpeza profunda, o produto mais indicado é em pasta. É só aplicar uma camada da pasta própria para couro na peça, esperar secar e lustrar em seguida com a ajuda de um pano seco.

Isso ajuda a acabar com o mofo ou o aspecto esbranquiçado da peça que ficou guardada por algum tempo, além de manter a nutrição e o brilho em dia. Para evitar o mofo, outra dica é deixar a peça respirar por um dia fora do guarda-roupa a cada, pelo menos, três meses.

Clique aqui e siga a Z Magazine no Instagram!