Dia Mundial do Rock: A Influência do Rock ‘n’ Roll na Moda ao longo dos anos

A moda e o rock ‘n' roll têm suas histórias entrelaçadas ao longo dos anos, confira as principais tendências da moda influenciadas pelo rock

0
239
Foto: reprodução Pinterest

O Dia Mundial do Rock, celebrado no dia 13 de julho no Brasil, é uma data que reconhece o gênero musical que transcende fronteiras e influencia diversas esferas da cultura, incluindo a moda. A estilista Anne Garcia destaca as principais tendências da moda que surgiram do universo do rock, como evoluíram ao longo dos anos e quais personalidades icônicas desse universo influenciaram o estilo de gerações.

O rock ‘n’ roll, famoso gênero musical, surgiu nos anos 50 nos Estados Unidos e se espalhou rapidamente pelo mundo. Além de trazer mudanças de comportamento, a música questionou padrões e levou a cultura de rua para os palcos. De acordo com uma pesquisa da plataforma de streaming Deezer, Curitiba é considerada a cidade mais rockeira do Brasil, seguida por São Paulo.

A celebração do Dia Mundial do Rock no Brasil teve início em 1990, quando duas rádios paulistanas dedicadas ao rock começaram a mencionar a data em sua programação. A celebração foi bem recebida pelos ouvintes e, em pouco tempo, se tornou popular em todo o país. Um estudo do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) revelou que o rock foi o sexto gênero musical mais tocado nas rádios brasileiras entre 2015 e 2019.

 

O Rock n’ Roll e a sua influência na Moda

As principais tendências da moda influenciadas pelo rock ao longo dos anos são as jaquetas de couro, camisetas com estampas de bandas, jeans rasgados, botas de couro, tachas e rebites, cabelos desgrenhados, maquiagem marcante, delineado gatinho e estilo grunge dos anos 90. Essas são apenas algumas das muitas tendências que o rock inspirou.

No Brasil, o estilo roqueiro tem uma influência diversificada e combina elementos do rock internacional com a riqueza cultural brasileira. Os roqueiros brasileiros apostam em looks coloridos, descontraídos e cheios de personalidade.

A estilista menciona as principais tendências atuais influenciadas pelo rock, que combinam elementos vintage e contemporâneos. “Jaquetas de couro continuam sendo um ícone do estilo roqueiro, mas agora são combinadas com peças mais modernas, como calças de couro justas ou jeans skinny. As camisetas com estampas de bandas ainda são populares, mas também há camisetas com logotipos gráficos ou frases provocativas”, conta. “Calças rasgadas, coturnos, botas pesadas e o estilo punk e grunge também estão em alta. A maquiagem atual é mais suave do que no passado, mas ainda apresenta delineados expressivos e lábios escuros. A estética roqueira atual combina elementos clássicos com toques contemporâneos, refletindo uma atitude rebelde e autêntica”, completa.

Também podemos listar algumas marcas influenciadas pelo rock n’ roll, como Colcci, Ellus, John John, Diesel e Philipp Plein. “Essas marcas incorporam elementos do rock em suas coleções, como jaquetas de couro, jeans desgastados, estampas de bandas, tachas e caveiras”, destaca.

A moda e o rock n’ roll têm suas histórias entrelaçadas ao longo dos anos. Ambos são recursos de expressão de personalidade, e a música inspira a moda, assim como a moda reflete o universo da música, criando uma conexão cultural e visual entre os dois campos.

Clique aqui e siga a Z Magazine no Instagram!