Publicidade

Com 16 horas de carga horária, o curso de extensão de Jornalismo de Moda para Mídias Digitais e Revistas da PUC-Campinas com a Z Magazine aconteceu no último fim de semana, 17 e 18 de agosto, e levou, aos 13 alunos participantes, um conteúdo teórico e prático acerca da moda como fenômeno social da contemporaneidade.

Conteúdo

Ministrado pela jornalista especializada em Estética e Gestão de Moda pela USP, Andreia Meneguete, que já foi editora de Beleza, Fitness e Saúde da Revista Glamour Brasil, freelancer da Vogue Brasil e coordenadora de marketing e conteúdo do estilista Ricardo Almeida, o curso foi voltado para estudantes e profissionais interessados em atuar nos segmentos de mídias digitais e revistas de moda. “Cada vez mais a moda é compreendida em âmbito social, cultural e antropológico. Os alunos puderam refletir sobre esses aspectos e conectá-los ao universo do jornalismo”, explica a coordenadora de conteúdo da Z Magazine, Raíssa Zogbi.

A partir da identificação de perfil de revista e seu público-alvo bem como das características fundamentais para o recorte de uma matéria, os alunos puderam produzir uma pauta para cada editoria da Z Magazine. Além disso, puderam se familiarizar com parte das funções de um jornalista de moda, como apuração de fontes, análise de desfiles e escolha da linguagem para revista e mídias digitais. Veja detalhes dos dois dias de curso!

Primeiro dia – sábado 17/08/2019

O primeiro dia de curso aconteceu das 9h às 18h, no Campus I da PUC-Campinas, onde os participantes receberam uma bag assinada pela Z Magazine com brindes de marcas parceiras e um almoço especial preparado pelo tradicional restaurante campineiro, Strog&Noff!

A bag

As alunas levaram para casa uma gift bag recheada com produtos de marcas parceiras, como:

  • Linha de maquiagem da digital influencer Bruna Tavares, que também estudou Jornalismo na PUC-Campinas, e hoje é uma das principais blogueiras de maquiagem do país, com mais de 2 milhões de seguidores no Instagram!
  • Linha Soul Good de chocolates saudáveis da Kopenhagen Campinas Centro e Chácara Primavera. A marca lançou releituras de clássicos como “Língua de Gato” e “Lajotinha” em formato fitness, sem açúcar, sem lactose, sem glúten e com ingredientes naturais fontes de fibras.

  • Brincos de fabricação própria da marca campineira OuviBiju?, que hoje conta com mais de 50 unidades espalhadas pelo Brasil.

 

  • Escova Curaprox, marca consagrada com mais de cinco mil e quatrocentas cerdas ultramacias que não desgastam o esmalte do dente e não provocam retração gengival. Isso sem falar no design fashion inspirado no pop art, com cores vibrantes!

  • Batom líquido e creme hidratante facial com ácido hialurônico e vitamina E da marca de produtos naturais, veganos e orgânicos e livres de glúten, Biozenthi. A empresa não utiliza matérias-primas testadas em animais e também não faz testes em animais.

Segundo dia – domingo 18/08/2019

Os alunos puderam conhecer e se familiarizar com a redação da Z Magazine, localizada no bairro Nova Campinas, e participar de uma reunião de pauta, em que sugeriram ideias de conteúdo para a próxima edição da revista. Neste dia, a aula aconteceu das 8h às 14h, com pausa para um brunch proporcionado pelo Uaçaí, e os participantes foram presenteados com o livro “Breve História da Moda”, de Denise Pollini, e uma taça da Z Magazine.

Hospedagem

Localizado próximo ao centro da cidade, o Hotel Radisson Red Campinas foi o responsável pela hospedagem da professora Andreia Meneguette. O local possui uma estrutura diferenciada com inspirações em música e arte, além de quartos com um design único e luz natural, que proporciona aconchego aos hospedes.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here