Por Consuelo Blocker

@consueloblocker
                 @consueloblocker

As festas de final de ano estão aí e, nessa época, eu adoro produzir a mesa para receber a família e os amigos em jantares especiais! Para quem é do meu time e também gosta, aproveito a coluna de dezembro para falar sobre a minha nova parceria com uma marca de artigos para a casa, a Blue Gardenia. Ela possui cinco lojas maravilhosas com influência clássica e contemporânea, sem nunca perder de vista a elegância, a qualidade e o estilo próprio que há 29 anos traduz o DNA a marca. Eu pedi para que eles fizessem um exemplo de mesa posta com os produtos, então darei algumas ideias de como organizar. Vamos lá! Primeiro precisamos lembrar aonde vão as coisas. Confiram essa colinha prática para não ter erro e veja o meu passo a passo.23Foto 1Vale lembrar de que a criatividade tem seu valor ao montar sua própria mesa. Vale personalizar!

Foto 2 Essa é a mesa final da Blue Gardenia, agora vamos dissecá-la!

Para um jantar mais formal, você provavelmente servirá mais de um prato. Nesse caso, o recomendado é deixar um prato sobre o outro, sempre nessa ordem (de baixo para cima): sousplat (ou prato individual), prato raso, prato fundo e, se for usar, tigela.

Foto 3

O lugar individual (ou sousplat) de palha é uma ideia interessante para o verão brasileiro! Ele serve para marcar o lugar de cada pessoa à mesa e deixa um ar rústico chique. Lembre-se de que ele não é usado para colocar alimentos.

Foto 4O prato raso vai para as refeições principais, exclusivamente sólidas.

Foto 5

O prato fundo é ideal para sopas e caldos. Há situações em que ele também é usado para saladas.

Foto 6

Olha essa sacada para um antepasto: prato de sobremesa e bowl. Genial!

Foto 7

Os porta-guardanapos são práticos para quem não quer perder tempo com a elaboração de dobras diferentes. As peças da Blue Gardenia são lindas e dão muita personalidade à mesa.

Foto 8

Os talheres podem ser chatinhos de posicionar, então guarde a regra: garfos sempre à esquerda do prato, começando pelo maior, colheres e facas à direita, com o lado de corte voltado para dentro. Você só vai colocar os talheres que forem condizentes com a refeição que será servida, ok?

Foto 9

A ordem das taças, da esquerda para a direita, é: taça para água, taça de vinho tinto e de vinho branco. Vale adaptar ao seu cardápio de bebidas também.

Foto 10

Decorar! Você pode e deve adicionar jarras e outras peças elaboradas, além de vasos e flores na mesa. Essa dica é valiosa, principalmente em locais com clima quente: é bom evitar flores que têm cheiro, soltam folhas e galhos facilmente e àquelas mais propensas a atrair mosquitos.

E voilà! Sua mesa está pronta para receber convidados e elogios! O que mais amei foi a elegância despretensiosa dessas peças da Blue Gardenia que podem ser usadas o ano todo! Espero que goste. Boas festas!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

cinco × dois =