Morre Karl Lagerfeld, o designer mais icônico do mundo

Relembre a trajetória do estilista da Chanel e Fendi

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Karl Lagerfeld

Karl Lagerfeld, diretor criativo à frente da Chanel desde 1983 e da casa italiana Fendi a partir de 1965, morreu em Paris nesta terça-feira, 19, depois de algumas semanas doente. Considerado o designer mais icônico da moda em todo o mundo, Karl ficou conhecido pela criatividade e agilidade dentro da nova dinâmica da moda: ele criava coleções simultaneamente para as célebres Chanel e Fendi, além de sua marca registrada, em um ritmo sem rival na indústria do luxo.

Após a morte de Karl, a Chanel anunciou que Virginie Viard será a nova responsável pela criação da maison para manter o legado do Kaiser e de Gabrielle Chanel. Virgine acompanhou Karl por 30 anos e desempenhou o papel de diretora do estúdio de criação da grife.

Karl Langerfeld
Karl e Virginie Viard

Lembrado por seu estilo particular pautado pela dupla p&b, Karl ficou conhecido, também, por sempre mentir sobre a sua idade. O estilista alemão afirmava ser de 1938, mas um anúncio publicado por seus pais em seu nascimento, mostra que ele era de 10 de setembro de 1933.

Karl Lagerfeld
Karl Lagerfeld

Mas, sua história começa bem antes. Lagerfeld deu início a sua carreira na moda ao ser contratado como assistente de Pierre Balmain, depois de vencer um concurso de design da International Wool Secretaritat, em 1955. Três anos depois, foi trabalhar para a Jean Patou, onde passou a atuar mais ativamente na alta-costura. Nos anos 60, as suas saias foram as mais curtas apresentadas na coleção de primavera, em Paris. Passou pela Chlóe, em 1964, trabalhando nessa casa de moda como freelancer e, em 1965, colaborou com a Fendi desenhando peças em pele e acessórios. Por fim, nos anos 80, foi o grande responsável por adaptar o monograma CC, da Chanel, para um padrão de tecido.

Acompanhe as contribuições do estilista para a moda e curiosidades de Karl:

Estilista? Muito mais!

Se tem alguém multifacetado, esse alguém foi Karl. Estilista, ilustrador, fotógrafo, colunista, editor e empresário: essas são apenas alguns dos braços de Lagerfeld. Além de estilista da Chanel, da Fendi e de sua marca homônima, Karl ainda se dedicava a fotografias dele mesmo várias campanhas, como a da Chanel com Gisele Bündchen. E não para por aí! Karl ainda reserva tempo para apoiar novos estilistas, artistas e músicos (é padrinho do Vive la Fête, Chicks on Speed e Cat Power). Na faceta artística, Karl contribui com ilustrações para jornais e revistas. Em 2012, durante a corrida presidencial na França, tinha uma coluna semanal com ilustrações de política na “Elle”. Depois, foi editor-chefe da edição global do jornal “Metro”, com desenhos e opiniões. Um grande colecionador de livros, ele tem uma biblioteca de mais de 230 mil títulos, além de ser proprietário de uma editora, a Editions 7L, onde publica o que acha que vale a pena ser mostrado ao mundo.

Parcerias e assinaturas

Além das marcas que comandava, Karl criou diversas coleções assinadas para marcas de todo o mundo, como a linha para a H&M, as garrafas de Coca-Cola desenhadas por ele, uma coleção de jeans com a Diesel e a parceria com a Melissa, certamente uma das mais duradouras e bem sucedidas. Ele também projetou quartos de hotéis, videogames, capacetes para motociclistas, uma BMW e uma linha de cosméticos inspirada em sua gata também famosa, Choupette.

Karl Lagerfeld
Karl Lagerfeld para H&M

Choupette, a famosa gatinha

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Choupette Lagerfeld, a gata de Karl, estea diretamente ligada a sua imagem. O estilista já lançou diversas coleções inspiradas nela. Mas, não para por aí. Ela tem duas empregadas, sua própria conta no Instagram, viaja sempre de primeira classe e um livro para chamar de seu. E, como se não bastasse, também é dona de uma fortuna. Em 2014, segundo o “Telegraph”, Choupette ganhou três milhões de euros (10,2 milhões de reais) para fazer apenas dois trabalhos: colaborar com a marca de cosméticos Shu Uemura e posar para o calendário de carros Vauxhall Corsa.

Chanel mais lucrativa com Karl

Depois de se tornar diretor criativo da Chanel, a marca se tornou uma das mais lucrativas e admiradas do mundo no segmento do luxo. No ano passado, pela primeira vez, a grife afirmou que suas vendas de US $ 9,6 bilhões foram maiores que as da Gucci e se aproximaram das da Louis Vuitton . As vendas da Chanel para 2017 subiram 11%, impulsionando o lucro operacional de US$ 2,69 bilhões. E o que motivou essa revelação? A maison divulgou esses dados em resposta à especulação de que a empresa poderia ser uma meta de aquisição, e a fim de demonstrar que segue independente.

Coleção outono/inverno de 1988

Primeiro a comandar dois desfiles de Alta-Costura em uma temporada

Com a estreia da Fendi, que mostrou uma coleção de “Haute Fourrure” (Alta-Pele em francês), Karl Lagerfeld se tornou o primeiro estilista a comandar dois desfiles de Alta-Costura na mesma temporada (contando também o da Chanel, que ele comanda desde 1983). E isso aos 81 anos!

Personagem

Conhecido por sua personalidade ácida e seu humor irônico, Karl foi transformado em um personagem dos Simpsons. O artista italiano Alexsandro Palombo desenhou uma versão à la Lagerfeld de Hommer. Depois, o estilista ganhou uma versão da Barbie também, que levava o cabelo branco do designer, os maxi óculos espelhados e as icônicas luvinhas.

Desfiles mais icônicos

Notório por fazer os cenários mais ousados, inusitados, inovadores e altamente criativos do universo da moda, Karl sempre surpreende. Os desfiles são verdadeiros espetáculos e trazem toda uma atmosfera. Entre os mais marcantes, estão:

  • Inverno 2014/2015 – Luxo no supermercado
  • Outono/Inverno 2015 – Brasserie Gabrielle
  • Verão 2016 – Chanel Airlines
  • Outono/Inverno 2018 – Foguete
  • Primavera/Verão 2019 – Praia no Grand Palais

O último desfile

Foi-se um ícone, fica um legado. Registramos nossa homenagam relembrando seu último desfile, que aconteceu no dia 22 de janeiro de 2019, na semana de moda de Paris, no qual ele já não esteve presente por questões de saúde.

 

Confira os melhores momentos: