Pele iluminada e bem nutrida: saiba os principais macetes para conquistá-la

Peles brilhantes, com viço e hidratação, bem nutridas, voltaram com força total, após um longo período em que o charme era o efeito seco (matte)

0
220
Foto: Canva
Foto: Canva

Foco total à naturalidade da pele, mostrando o seu brilho saudável: essa é a nova tendência quando o assunto é beleza. Estamos diante da volta do brilho facial após anos de foco em um efeito matte. Mas não estamos falando de um brilho excessivo causado pela oleosidade. “Existe uma diferença entre oleosidade da pele e luminosidade. A pele iluminada é bem nutrida, hidratada, vascularizada, viçosa, com uma textura homogênea, elástica e tem poros bem diminutos. Isso é diferente da pele oleosa, que traz um brilho excessivo formado por uma gordura natural de má qualidade, justamente porque a pele oleosa produz óleo em grande quantidade”, afirma a dermatologista Dra. Cintia Guedes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

“A hidratação é a etapa fundamental de cuidados com a pele, que garante brilho, luminosidade, maciez e função adequada da nossa pele, mas os tratamentos podem ajudar”, explica o dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Apesar do efeito também ser conseguido pela maquiagem, a saúde da pele fala mais alto nesse quesito.

A começar pelo que ingerimos, o médico diz que existem nutrientes, vitaminas e antioxidantes presentes em diversos alimentos que ajudam a manter a saúde da nossa pele, por exemplo a vitamina A e E, o licopeno entre outros. “Uma alimentação saudável e equilibrada faz bem para o nosso organismo como um todo”, afirma o dermatologista. A rotina skincare tem papel importante e o uso de cosméticos com antioxidantes, como a niacinamida e a vitamina C, pode ajudar. “Os antioxidantes são verdadeiros defensores da pele e atuam para neutralizar os radicais livres, que causam danos celulares e, consequentemente, rugas. Além disso, eles também ajudam na formação de colágeno e muitos deles têm efeito clareador. Para obter o máximo de proteção, você pode aplicá-lo antes do protetor solar para potencializar a defesa da pele”, afirma a Dra Cintia Guedes.

Mas os procedimentos estéticos também têm relação com pele brilhante e saudável. Um exemplo é o HydraFacial, que consiste em hidrodermoabrasão para restaurar a pele para torná-la mais saudável, luminosa e exuberante. “O HydraFacial promove melhora instantânea da qualidade da pele, auxiliando na  uniformização do tom e da textura e no aumento da firmeza, viço, maciez e brilho da pele graças a tecnologia presente nas ponteiras, que possui um design espiral exclusivo capaz de gerar um efeito de vórtice que, combinado a tecnologia de sucção a vácuo do equipamento, consegue expelir e remover facilmente as impurezas da pele enquanto fornece soluções hidratantes”, explica a dermatologista Dra. Mônica Aribi, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. “Rápido e completamente indolor, o procedimento tem protocolos que podem ser completamente personalizados para atender as características e necessidades específicas de cada tipo de pele, com boosters, peels, LED’s, perks e terapia linfática”, destaca a médica.

Outra possibilidade é com Pico Ultra 300, um laser de picossegundos. Pico Ultra 300 é um laser ultrarrápido que também é usado para restaurar o brilho natural da pele. O procedimento devolve a luminosidade da pele da seguinte forma: é usada uma pasta de carbono na pele que penetra nos poros e depois o laser é aplicado em cima. “A tecnologia desempenha um efeito fotoacústico na pasta de carbono que está dentro dos poros. Isso faz com que a parede dos poros cole uma na outra e o poro se fecha. Ao mesmo tempo, a pele fica com mais viço e luminosidade”, explica o dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr.

Para ajudar nesse processo, também existe a técnica Hollywood Laser Peel. O tratamento é ideal para quem deseja conquistar uma pele radiante rapidamente, já que promove brilho imediato na pele, deixando-a mais viçosa, luminosa e com melhora na textura logo após a primeira aplicação. “Em vez de utilizarmos apenas o laser direto na pele, aplicamos uma loção de carbono na face antes da aplicação da tecnologia Vektra QS. Essa loção atua aumentando a penetração do laser, que aquecerá a pele para estimular a produção de colágeno e a circulação sanguínea, além de remover a loção e o estrato córneo. Como resultado, podemos observar melhora imediata na textura, viço e brilho, o que deixa a pele naturalmente saudável, luminosa e com aparência mais lisa”, afirma a Dra. Cintia Guedes. Seguro, rápido e indolor, além de não tirar o paciente de suas atividades diárias, o procedimento oferece resultados já na primeira sessão, mas, caso o tratamento seja realizado quinzenalmente, é possível conquistar melhora ainda maior das linhas finas, poros dilatados, manchas e acne. Podem ser feitas até três sessões, uma a cada quinze dias, segundo a médica.

Quanto aos injetáveis, uma das opções é o skinbooster. “Ele é um ácido hialurônico injetável de baixa densidade, significa que não promove volume, mas tem capacidade de reter água e melhorar a hidratação da pele”, diz a Dra. Cláudia Merlo, médico especialista em Cosmetologia pelo Instituto BWS. Para potencializar a ação, é possível associar na mesma seringa o bioestimulador injetável. “Quando isso é feito, criamos um meio favorável para as células produtoras de colágeno, pois uma pele hidratada responde melhor aos bioestimuladores”, explica a Dra. Cláudia Merlo, médica especialista em Cosmetologia pelo Instituto BWS. A pele ficará, segundo a médica, com menos rugas finas, mais hidratada e mais firme. “Observamos efeitos em 30 dias até seis meses”, finaliza a Dra. Cláudia.

Clique aqui e siga a Z Magazine no Instagram!