Semana de alta-costura é cancelada

Pandemia do Covid-19 altera eventos do calendário fashion do mundo todo

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Semana de alta-costura é cancelada
Photo by Shutterstock

Sem um fim claro às medidas de quarentena para prevenção da propagação do novo coronavírus, o Conselho de Administração da Federação da Alta-Costura e da Moda anunciou na última sexta-feira, 27 de março, que a semana de moda masculina de Paris, que deveria acontecer de 23 a 28 de junho, e a Semana da Alta-Costura, agendada para começar em 5 de julho, foram canceladas.

“A Federação está trabalhando ativamente com seus membros em possíveis alternativas”, afirmou o grupo em comunicado oficial.

Em conjunto, a Câmara Nacional de Moda Italiana anunciou que a semana de moda masculina de Milão, programada de 19 a 23 de junho, pouco antes de Paris, será adiada e mesclada com a semana de moda feminina da cidade, marcada para acontecer em setembro de 2020. A Câmara disse ainda que está trabalhando também em alternativas digitais para os desfiles: “Estamos cientes de que serão feitos grandes esforços para que as novas coleções estejam prontas até junho para iniciar uma campanha de vendas inovadora”, diz o comunicado. “Os 800 showrooms de Milão farão parte ativa dessa nova narrativa.”

Da mesma forma, o Conselho de Moda Britânico disse que os desfiles masculinos em Londres, agendados para junho, não acontecerão e que a organização “está procurando novas maneiras de digitalizar suas plataformas de desfiles de moda”. Em Nova York, o Council for Fashion Designers of America alterou a programação do resort para 2021 e instruiu os designers a não apresentarem suas coleções.

As semanas masculina e de alta costura de Paris são os eventos de moda mais distantes que foram cancelados até agora. Nas últimas semanas, marcas e organizações de todo o mundo optaram por adiar indefinidamente seus eventos, como a Met Gala do Metropolitan Museum no início de maio, o CFDA Awards agendado para o início de junho e até mesmo a São Paulo Fashion Week.

De acordo com o Business of Fashion, os cancelamentos da semana de moda terão implicações significativas para as marcas, que precisarão descobrir como abordar o marketing de novas coleções e, o mais importante, vendê-las para os varejistas.