Trabalho autoral de estilista brasileiro sediado em Londres é destaque no INSPIRAMAIS

O evento acontece entre os dias 11 e 12 de julho e conta com grandes nomes da moda nacional

0
256
Foto: divulgação
Foto: divulgação

A moda autoral estará em evidência na próxima edição do INSPIRAMAIS, salão que lança, anualmente, mais de dois mil materiais inovadores para a indústria do couro, calçados, vestuário, móveis e bijuterias. O evento, que acontece entre os dias 11 e 12 de julho, no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), em Porto Alegre/RS, terá cerca de 150 expositores e uma extensa programação de conteúdo que deve atrair mais de 7 mil visitantes de todo o Brasil e mundo.

Além dos negócios proporcionados, o evento contará com uma programação de conteúdo qualificada e com grandes nomes da moda nacional. Um dos destaques é João Maraschin, designer brasileiro de projeção internacional e professor de Design na University of Arts London, em Londres/Inglaterra. Graduado em moda pela UCS em 2011, pós-graduado e mestre em direção criativa pela London College of Fashion em 2019, o designer já trabalhou para nomes como JW Anderson, Wales Bonner, Alexander McQueen, Gucci e tem nos processos sustentáveis o destaque de suas criações. “Equilibramos tecnologia e artesanato e um olhar para o desenvolvimento colaborativo”, diz. Atualmente, Maraschin, que falará sobre o seu processo criativo a partir das 11h15 do dia 12, comercializa suas coleções em lojas importantes no cenário global como 10 Corso Como, Penelope, Luisa Via Roma e Selfridges.

Moda e diversidade
A palestra de abertura do salão, como de praxe, será a esperada apresentação do coordenador do Núcleo de Pesquisa e Design do INSPIRAMAIS, Walter Rodrigues. A partir das 10h30min do dia 11, o estilista falará sobre a pesquisa Homo Faber, que deu origem aos mais de mil materiais lançados no evento. “É um guia de compras para os visitantes. Assim que eles – os compradores – entrarem no salão, saberão, no detalhe, as etapas da pesquisa Homo Faber e como elas estão aplicadas nos produtos”, conta Rodrigues.

À tarde, também no primeiro dia, a partir das 14h15min, outro destaque inédito no salão será a palestra do antropólogo e coordenador do Núcleo de Estudos Sobre Diversidade na Faculdade IENH, Alexandre Cerveira. “Falaremos sobre como a diversidade pode impactar social e economicamente na sociedade, já que, hoje, as grandes bolsas do Brasil e do Mundo exigem que as empresas apliquem o conceito nos seus quadros de liderança e operacionais”, comenta o professor, ressaltando que, com diversidade, as empresas ganham em criatividade e inovação e atraem mais talentos, além de obter ganhos de reputação e imagem em um mercado mais consciente e preocupado com essa questão. “Recentemente a Mckinsey divulgou uma pesquisa em que aponta lucratividade de 20% a 30% maior para empresas que praticam diversidade no ambiente corporativo”, diz.

Na sequência, em consonância com o tema da diversidade, acontecerá o Talk Business e Lideranças femininas, com mulheres atuantes na cadeia produtiva da moda. A partir das 15h, Cátia Muller – gerente de exportações da FCC -, Ana Paula Grings – diretora administrativa/financeira da Piccadilly, Manoela Becker – diretora do Curtume Mats, Fernanda Hoffmann – representante Sebrae RS e representantes femininas da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), Centro das Indústrias de Curtume do Brasil (CICB) e Associação Brasileira das Indústrias de Mobiliário (Abimóvel) falarão sobre a presença das mulheres no ambiente de negócios.

Sobre o salão
O INSPIRAMAIS é uma promoção da Assintecal em parceria com o CICB, Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e Associação Brasileira das Indústrias de Mobiliário (Abimóvel). A realização é do programa By Brasil Components, Machinery and Chemicals e a parceria do Sebrae Nacional. Conheça o evento e inscreva-se no site.


Programação completa

Dia 11 (Terça-feira):

  • 10h30min às 11h10min
    PALESTRA DE INSPIRAÇÕES 2024 – HOMO FABER
    Conheça as etapas 10%, 30% e 60% da metodologia da Pirâmide de Produtos
    Walter Rodrigues – Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Design do INSPIRAMAIS
  • 14h15min às 14h45min
    DIVERSIDADE COMO VANTAGEM COMPETITIVA
    Luis Alexandre Cerveira – Coordenador Núcleo de Estudos Sobre Diversidade na Faculdade IENH
  • 14h30min
    OFICINA CRIATIVA REPREVE
    Joana Dalla Roza – Consultora do Núcleo de Pesquisa e Design INSPIRAMAIS
  • 15h às 15h30min
    TALK BUSINESS E LIDERANÇA FEMININA
    Ana Carolina Grings – Vice Presidente e Diretora de Desenvolvimento de Produtos Picadilly, Cândida Cervieri – Diretora Executiva do Abimovel, Catia Muller – Gerente de Exportação do Grupo FCC, Manoela Becker – Diretora do Curtume Mats e Fernanda Hoffmann, representante do Sebrae RS.
  • 15h45min às 16h15min
    UM OLHAR SOBRE O COURO DO BRASIL
    Produção, circularidade e valor sustentável
    Ricardo Andrade – assessor de Sustentabilidade e Relações Institucionais do CICB
  • 16h15min
    OFICINA CRIATIVA REPREVE
    Joana Dalla Roza – consultora do Núcleo de Pesquisa e Design do INSPIRAMAIS
  • 16h30min às 17h
    TALK STARTUPS
    Cases Startups, conheça as soluções de sucesso
    Cenira Verona – CEO e Consultora em Desenvolvimento, Inovação, Sustentabilidade, ESG e as Startups; e representantes da Bertic, Easypro, Soleda e Tendenzia a confirmar

Dia 12 (Quarta-feira)

  • 10h30min às 11h15min
    AGENDA ESG E PEGADA SUSTENTÁVEL
    Caroline Capitoni – VP de Design e Inovação da Ilegra
  • 11h
    OFICINA CRIATIVA REPREVE
    Joana Dalla Roza – consultora do Núcleo de Pesquisa e Design do INSPIRAMAIS
  • 11h15min às 12h
    PALESTRA COM JOÃO MARASCHIN E WALTER RODRIGUES
    Processos criativos e originais da marca
    João Maraschin – designer e diretor da marca João Maraschin e Walter Rodrigues – coordenador do Núcleo de Pesquisa e Design do INSPIRAMAIS
  • 13h15min às 14h
    PREVIEW 2025 – INTERGERACIONAL
    Confira o preview de 2025
    Walter Rodrigues – coordenador do Núcleo de Pesquisa e Design do INSPIRAMAIS
  • 14h15min às 14h45min
    HUB CONEXÃO CRIATIVA
    Conheça as soluções criativas em sustentabilidade e inovação apresentadas pelo ecossistema de negócios de impacto
    Flávia Vanelli – curadora do Projeto e consultora em Gestão de Design no Núcleo de Pesquisa e Design do INSPIRAMAIS
  • 15h às 16h
    PREVIEW DO COURO 2025
    Walter Rodrigues – coordenador do Núcleo de Pesquisa e Design do INSPIRAMAIS, Marnei Carminatti – coordenador do Projeto e Consultor do Núcleo de Pesquisa e Design do INSPIRAMAIS; Ramon Oliveira Soares – consultor do Núcleo de Pesquisa e Design do INSPIRAMAIS
  • 16h
    OFICINA CRIATIVA REPREVE
    Joana Dalla Roza – consultora do Núcleo de Pesquisa e Design do INSPIRAMAIS

Clique aqui e siga a Z Magazine no Instagram!