Z entrevista Cau Saad: conheça o método queridinho das famosas

Saiba mais sobre o famoso método que transforma mulheres sedentárias em mulheres atléticas e saudáveis.

0
290
Foto: reprodução Instagram @causaad
Foto: reprodução Instagram @causaad

Cau Saad é professora de educação física, influenciadora digital, escritora, palestrante e empresária. Especializada em nutrição esportiva e com estudos científicos voltados para gestantes, atividade física e imagem corporal, Cau é proprietária do Instituto Cau Saad e uma das profissionais mais inovadoras do mercado no uso de metodologias próprias e no uso de equipamentos com tecnologias pioneiras na prática do exercício físico. Lançou o primeiro Bloco Fitness do Brasil, além de incentivar grandes grupos a levar uma vida mais ativa por meio da Gangue da Cau.

Em 2001, criou o próprio negócio, que conta hoje com 43 profissionais com múltiplas formações. Sua equipe já atendeu mais de 20 mil alunos, contando com Circuito Cau Saad pelo Brasil e Miami, e atualmente, conta com o apoio de marcas importantes do segmento fitness e de saúde como a ACTE Sports, Skechers Brasil, Body for Sure, Linea Alimentos e miha Brasil.

 

  1. Como você define o método Cau Saad e seus principais princípios?

O Método Cau Saad é a soma dos embasamentos científicos e a prática dos meus 23 anos no mercado e tem como proposta ser uma experiência 360 para quem o pratica e tem como principais pilares o que precisamos ter e saber para mensurar o treino físico, suas progressões e por consequência, seus resultados.

Eu e minha equipe do Instituto Cau Saad temos como princípios a saúde, longevidade e respeito a individualidade biológica de cada aluno. Utilizamos a associação de diversos estímulos a fim de alcançar os objetivos e trabalhar as necessidades de cada aluno fazendo o corpo e a mente se readaptarem diariamente, não caindo no comodismo de um treino “receita de bolo” (que o aluno já sabe o que fará). No método, utilizamos tecnologias de ponta nos treinos, como a miha (Alemanha), CLMBR e Blaze Pod (Estados Unidos). São tecnologias que combinamos, englobamos e enfatizamos as necessidades do aluno, respeitando e individualizando seu cansaço físico e mental, e disposição diária, sendo mensurado em todos os treinos, e acoplado com o descanso da mente, algo que é poderoso para nos reconectarmos.

 

  1. Quais são os benefícios específicos dos exercícios voltados para mulheres?

Na verdade, não é um exercício benéfico em específico, já que a programação do Instituto agrega a fase da mulher, que passa por muitas ao longo de sua vida e sobre qual delas se encontra: pré menstrual, (ou em fase da primeira menstruação), gestante, pré gestante, pós gestação, perimenopausa, menopausa precoce ou não, pós menopausa. A partir disso, definimos o plano de treinamento para cada uma.

Preparar o corpo para cada fase, aumenta a disposição, autoestima, a confiança e segurança dela consigo mesma.

Pelo fato da maioria das mulheres trabalharem em dupla jornada ou passarem por grandes responsabilidades, ter o seu momento é fundamental, porque só conseguiremos dar suporte aos arredores quando estamos bem, dispostas e saudáveis: no físico e mental!

 

  1. Quais são os resultados mais impressionantes que você já presenciou com o Método Cau Saad em relação à transformação física e emocional das mulheres?

Sem dúvida, quatro me marcaram muito nesses 23 anos de carreira.

Uma aluna que é deficiente visual me procurou e a tratavam como doente. Ela não estava doente, mas possui uma limitação que carregará para o resto da vida. Coloquei ela para correr na esteira, lutar boxe, virar pneu, fazer minitrampolim, subir na máquina escada, enfim… foi uma superação e rompimento de crenças de limitação bem profundas.

Outra aluna minha, uma médica super conhecida e com acesso a exames e hospitais, fez todos possíveis dentro e fora do Brasil, e não engravidava. Trabalhamos muito nas cresçais limitantes, desapego e libertação. Hoje, ela tem dois filhos e a treinei nas duas gestações, que foram super saudáveis, embora ela já tenha passado dos 45 anos, que na literatura pede mais atenção ainda, do que o normal.

Tenho duas mulheres portadoras de deficiência física como embaixadoras da Gangue da Cau, uma que pratica atletismo profissional e hoje é mãe e a outra conseguimos uma perna mecânica para ela, e ela além de nadar, faz provas de corrida e caminhada!

Vencemos o câncer mais severo com duas alunas! E os inúmeros casos de depressão.

 

  1. Quais são as dicas que você daria para as mulheres que desejam começar a se exercitar, mas estão inseguras ou enfrentando dificuldades para dar o primeiro passo?

Coragem e vamos juntas nessa! Você não está sozinho. Crie forças para cuidar da pessoa que passará a vida toda ao seu lado, você! Tente achar mais soluções do que problemas e empecilhos. Experimente uma atividade, mesmo que nunca vivenciada e um local que esteja em sintonia com você, você pode se surpreender! Para isso, você precisa se permitir a tentar novas atividades, se conhecer e se colocar em primeiro lugar.

Existem inúmeras opções e algumas delas são: aula individual, em dupla, em grupo, atividades ao ar livre, vale chamar uma amiga ou amigo para iniciar com você, luta, dança, yoga, funcional, só não vale ficar sem movimento!

 

  1. Poderia falar sobre os chacras e a técnica usada no evento do Alto das Palmeiras? (sino tibetano) e seus benefícios

A vida corrida faz com que constantemente nós entremos no automático. O alinhamento faz tudo caminhar de forma mais organizada, fluida e por consequência, ter progresso!

Os nossos chacras, glândulas e principais pontos de energia no corpo precisam estar ativos e trabalhando para que possamos manter esse alinhamento cada vez mais refinado e aguçado!

Manter a vibração da nossa frequência alta, sentimentos e pensamentos positivos, boas ações, palavras, saber escutar, se alimentar bem, se hidratar, contribuem para equilibrarmos nossos corpos físicos e etéricos.

Foto: Jefferson Tadei - @tadeifotografiaefilms
Foto: Jefferson Tadei – @tadeifotografiaefilms

O sino tibetano é uma prática milenar, considerado um instrumento musical sagrado. Produz um som profundo, que traz relaxamento, melhora a concentração, e alivia tensão e bloqueios emocionais. Feitos por uma liga de sete ou mais metais que se relacionam frequencialmente com os sete planetas do sistema solar. Cada sino possui um som único que faz vibrar os chacras, desbloqueando e equilibrando. Através da meditação, respiração, movimentos de relaxamento com o corpo, com o sino, conseguimos obter benefícios como equilíbrio psicossomático, relaxamento profundo e alta capacidade meditativa, aumentando o poder pessoal e autoconfiança, alívio na depressão e ansiedade.

 

As tigelas são feitas com ligas de metais nobres, que estão conectados aos planetas: Prata (Lua), Mercúrio (Mercúrio), Cobre (Vênus), Ouro (Sol), Ferro (Marte), Estanho (Júpiter) e Chumbo (Saturno).

 

Clique aqui e siga a Z Magazine no Instagram!