Otimize a organização do seu guarda-roupa

Consultora de Imagem dá dicas práticas para o desapego

0
172
Otimize a organização do seu guarda-roupa
@erikapaiva_consultoria

Arrumar o guarda-roupa é uma ótima tarefa para adicionar na sua lista de atividades da quarentena. De acordo com a colunista da Z Magazine e Consultora de Imagem, Erika Paiva, a organização é muito importante para você conseguir enxergar o que tem, aperfeiçoar suas combinações no dia a dia, aumentar a vida útil das roupas e, ainda, gerar um maior fluxo de energia. Em uma live no Instagram da Z, ela deu algumas dicas para que você otimize a organização do seu guarda-roupa, e listamos algumas abaixo:

O primeiro passo é desapegar! Mantenha no seu armário somente aquilo que faz sentido para você. Separe as suas roupas nas pilhas: guardar, doar, vender e arrumar. Para decidir se você vai desapegar, faça as seguintes perguntas:

  1. Essa roupa me serve?
  2. Valoriza meu biotipo?
  3. Há quanto tempo não uso?
  4. Por que eu gosto dessa roupa?
  5. Ela está em boas condições?
  6. Ela é atemporal?
  7. Eu a compraria de novo?

E se a roupa não serve? Se a diferença de tamanho for pequena e você ainda quiser aquela roupa, guarde-a. Se não, desapegue. Mantê-la no armário só vai ocupar o espaço de peças que poderiam ser mais úteis para você.

E se a roupa custou caro? Essa é uma grande questão na hora de desapegar! Existem diversas lojas online de revenda, envie a sua e tenha parte do seu dinheiro de volta para investir em algo novo.

Depois de decidir as roupas que vão ficar no seu armário, é hora de guardá-las:

– Agrupe-as em categorias, concentre suas calças, blusas, vestidos, shorts, saias e casacos no mesmo lugar.

– Organize suas peças, penduradas ou dobradas, por cor ou comprimento, isso facilita na hora de buscar algo específico.

– Pijamas, peças de tricot ou crochet, malha, algodão e camisetas devem ser dobrados. Já as peças de seda, vestidos, camisas, ternos, blazers e costumes, jaquetas e casacos devem ser pendurados em cabides. As peças jeans podem ser dobradas ou penduradas, dependendo do espaço que você tem no seu guarda-roupa.

– Para impedir que as calças fiquem soltas no cabide, experimente usar os cabides infantis, que são mais justos.

– Para guardar casacos pesados, jaquetas de couro ou vestidos de festa, cubra a peça com saquinhos de tnt. Os sacos plásticos da lavanderia estragam a roupa, pois impedem que o tecido “respire”.

– Nunca dobre os sutiãs com bojo, pois pode danificar sua estrutura. Guarde-os enfileirados em gavetas ou colmeias específicas.

– Dobre suas calcinhas e tops em rolinhos para encaixá-los nas colmeias de gaveta.

– As etiquetas das roupas são fundamentais para saber como manusear e higienizar a peça. Por isso, antes de cortá-las, tire uma foto para identificar a peça correspondente, em seguida, crie um manual e deixe na sua lavanderia.

Compartilhe otimize a organização do seu guarda-roupa.