Publicidade

Desde o início de sua carreira, a estética de Christian Louboutin foi impressa em suas criações com grande riqueza de detalhes e cores, inspiradas por seu amor pelas artes e outras culturas. “Sempre mantive uma conexão íntima e privilegiada com o Palais de la Porte Dorée. Este lugar único inspirou o meu mundo criativo com a sua decoração, os seus móveis, os seus relevos, os seus mosaicos, mas também os seus incríveis aquários. Hoje, o Palais é um reflexo dos valores aos quais me apego: diversidade, transmissão e abertura ao mundo”, ressaltou Louboutin.

A relação de Louboutin e o Palais de la Porte Dorée

Nascido no 12° distrito de Paris, Christian Louboutin é fascinado desde a adolescência pela beleza arquitetural e a riqueza ornamental do Palais de  la Porte Dorée, que desperta seu interesse pela arte e pelas artes aplicadas. Nele, ele se inspira para seu repertório de formas e de cores para suas primeiras criações.

Construído para a Exposição Universal de 1931, o Palais de la Porte Dorée é uma obra-prima do estilo Art Déco. O museu é dedicado à história da imigração e abriga no subsolo, o Aquário Tropical de Paris, onde as crianças adoram passar horas explorando e descobrindo a vida marinha exótica.

Sola vermelha

Segundo Louboutin, as famosas solas vermelhas são sua marca registrada desde 2008 no escritório americano de marcas e patentes (USPTO – United States Patent and Trade), por isso, já foram parar algumas vezes nos tribunais. Zara, Carmen Steffens e Yves Saint Laurent são algumas das marcas que ele já acusou de se apropriarem da cor.

De acordo com o entendimento do tribunal, sapatos com a superfície vermelha e solado vermelho poderiam ser produzidos por outras marcas, porém sapatos com superfícies de cores diferentes e solados vermelhos são considerados uma forma distintiva e de identificação exclusivos de Louboutin, não podendo ser replicados. A cor de seus solados se chama “Chinese Red” e foi acrescentada à tabela de cores da Pantone.

Compartilhe “A estética de Christian Louboutin”.

Publicidade